Sancionada LC que cria cargos de assistentes judiciários e Assembleia aprova PL para dois cargos de advogado no TJSP

        O governador Geraldo Alckmin sancionou ontem (10) a Lei Complementar nº 1.172/12, que criou 2.199 cargos de assistente judiciário para o Poder Judiciário paulista (SQC-I, classificados na Referência IV da Escala de Vencimentos – Cargos em Comissão, jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais). Essa era uma das prioridades do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ivan Sartori. Segundo ele, “ocupar os postos com servidores de carreira valorizará os bons funcionários”.

        O preenchimento dos cargos, previsto na própria lei, será de forma escalonada: “Parte neste ano, começando pelas comarcas em entrância final e o restante no ano que vem”, diz Sartori. Diz o artigo 4º: “poderão ser preenchidos, inicialmente, apenas os cargos de Assistente Judiciário destinados aos Juízes de Direito de Entrância Final, cabendo o provimento dos demais cargos após decorridos 12 (doze) meses da publicação desta lei complementar”. A LC também prevê os requisitos necessários à nomeação.

 

        Advogado no TJSP – O Plenário da Assembleia aprovou ontem (10), por unanimidade, o Projeto de Lei 1.433/09, do Tribunal de Justiça, que cria dois cargos de advogado na instituição estadual para assessorar e acompanhar os casos em que há interesse institucional em soluções favoráveis e para evitar prejuízos à administração pública. Para ocupar as vagas de advogados no TJSP, os candidatos com habilitação em Ciências Jurídicas devem estar inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil há pelo menos cinco anos (http://www.al.sp.gov.br/portal/site/Internet/ListaProjetos?vgnextoid=b45fa965ad37d110VgnVCM100000600014acRCRD&tipo=1).

 

 

        Integra da LC 1.172/12

        LEI COMPLEMENTAR Nº 1.172, DE 10 DE ABRIL DE 2012

        Dispõe sobre a criação de cargos no Quadro do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

 

        O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

 

        Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar:

 

        Artigo 1º - Ficam criados, no Subquadro de Cargos Públicos do Quadro do Tribunal de Justiça de São Paulo, 2.199 (dois mil, cento e noventa e nove) cargos de Assistente Judiciário, SQC-I, classificados na Referência IV da Escala de Vencimentos - Cargos em Comissão, jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, de que trata a Lei Complementar nº 1.111, de 25 de maio de 2010, para atender à estrutura dos gabinetes dos Juízes de Direito de Entrâncias Final, Intermediária e Inicial.

 

Parágrafo único - O anexo II a que se refere o inciso II do artigo 2º da Lei Complementar nº 1.111, de 25 de maio de 2010, passa a vigorar com a inclusão do cargo denominado Assistente Judiciário, Referência IV.

 

        Artigo 2º - Fica atribuída, para os cargos criados no artigo 1º desta lei complementar, a Gratificação Judiciária (GJ) correspondente ao percentual de 237,2% (duzentos e trinta e sete inteiros e dois décimos por cento) sobre uma vez a Referência 1-A da Escala de Vencimentos - Cargos Efetivos - Jornada de 40 horas semanais - Lei Complementar nº 1.111, de 25 de maio de 2010, observando-se o artigo 35 da referida lei complementar.

 

        Artigo 3º - O Assistente Judiciário será nomeado em comissão pelo Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, mediante indicação do Juiz de Direito.

        § 1º - São requisitos para a nomeação no cargo de Assistente Judiciário:

        1 - ser bacharel em Direito com diploma registrado;

        2 - gozar de sanidade física e mental para o exercício do cargo;

        3 - estar em dia com as obrigações perante a Justiça Eleitoral;

        4 - ser ocupante de cargo/função-atividade do Quadro Permanente de Servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo;

        5 - não ser cônjuge, afim e parente em linha reta ou colateral, até o 3º grau, inclusive, de qualquer dos integrantes do Poder Judiciário do Estado de São Paulo.

        § 2º - Os requisitos deverão ser comprovados no momento da posse do indicado.

        § 3º - O Assistente Judiciário poderá ser exonerado a qualquer tempo, a critério do Juiz de Direito ao qual estiver servindo ou da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo.

 

        Artigo 4º - Poderão ser preenchidos, inicialmente, apenas os cargos de Assistente Judiciário destinados aos Juízes de Direito de Entrância Final, cabendo o provimento dos demais cargos após decorridos 12 (doze) meses da publicação desta lei complementar.

 

        
        Artigo 5º - As despesas resultantes da aplicação desta lei complementar correrão à conta de dotações orçamentárias, consignadas no Orçamento-Programa vigente, suplementadas

se necessário.

 

        Artigo 6º - Esta lei complementar entra em vigor na data de sua publicação.

 

        Palácio dos Bandeirantes, 10 de abril de 2012

 

        GERALDO ALCKMIN

        Sidney Estanislau Beraldo

 

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (foto ilustrativa) SG (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP