Família Hospedeira será divulgado no programa Esquenta!, apresentado por Regina Casé

        No próximo domingo (16), o programa Esquenta!, apresentado por Regina Casé,  divulgará o projeto  Família Hospedeira, idealizado pelo juiz Alessandro de Souza Lima, da 3ª Vara Cível da Comarca de Pindamonhangaba, interior de São Paulo. Duas famílias inseridas no projeto foram entrevistadas e os adolescentes beneficiados também fizeram relatos da sua história. O tema abordado foi o de  "adoção tardia".
        O Família Hospedeira, iniciativa inédita no Brasil, direcionada a crianças com mais de cinco anos e adolescentes institucionalizados em entidades de acolhimento, sem a possibilidade de reintegração familiar e sem interessados na adoção. Busca incentivar que famílias de Pindamonhangaba, voluntariamente, ajudem na criação e educação dessas crianças e adolescentes. O projeto conquistou o primeiro lugar no I Prêmio CNJ Infância e Juventude em novembro passado. O projeto já foi replicado em outras cidades e no Estado de Santa Catarina.
        A iniciativa está em funcionamento há quatro anos. Tudo começou quando, ao chegar à comarca, o magistrado promovido, deparou-se com “a angustiante situação de 43 crianças e adolescentes acolhidas em entidades, entre elas 15 sem nenhuma possibilidade de reintegração familiar e sem interessados na adoção, que permaneceriam, portanto, abrigadas até os 18 anos quando, então, seriam postas nas ruas”.
        Os frutos do projeto já renderam adoções, inclusive de um garoto de 16 anos que teve como Família Hospedeira uma psicóloga que lhe deu atenção, amor, incentivo e orientação necessária em uma fase crucial de sua vida, canalizando seu potencial para o estudo e trabalho com inserção no mercado (estágio em um banco). O garoto foi adotado por outra família e hoje a situação se inverteu, pois é ele, o hóspede, que vai à casa da pessoa hospedeira, pois um forte laço foi criado entre eles. Essa pessoa se tornou para o adolescente um vínculo de afeto e confiança, sem mesmo a guarda ou adoção.
        O Família Hospedeira foi enviado como proposta de edição de Lei Ordinária Federal, sugerindo a criação do projeto por em âmbito nacional, encampado pelo presidente do TJSP, Ivan Sartori, que o encaminhou à Presidência da República como sugestão da Presidência do TJSP.
        Veja a Portaria de criação do projeto.

         
         O programa Esquenta! vai ao ar pela TV Globo, por volta das 14 horas. 

        
         Comunicação Social TJSP – LV (texto e foto)
         imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP