Câmara Empresarial julga legítima proibição do direito de voto de condôminos do Shopping Pátio Higienópolis

        A 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou sentença que julgou improcedentes ação principal e cautelar ajuizadas por Brookfield Brasil Higienópolis Ltda e Brookfield Brasil Shopping Centers Ltda contra Condomínio Comercial “Shopping Pátio Higienópolis” e a empresa Braz Participações Ltda.

        As autoras alegavam que são condôminas com participação de 30% no condomínio comercial, mas que foram impedidas de votar em assembleia geral extraordinária realizada em dezembro de 2011, na qual foi deliberada a rescisão do contrato de prestação de serviços de administração com a empresa “Brookfield Brasil Shopping Centers Administradora Ltda”, sob alegação de conflito de interesses, por pertencerem ao mesmo grupo econômico.

        De acordo com a relatora do recurso, desembargadora Lígia Araújo Bisogni, em razão da colidência de interesses das autoras, foi legítima a proibição do direito de voto na assembleia, que destituiu a Brookfield da administração do Shopping Higienópolis.

        A relatora fundamentou que o artigo 115, § 1º, da Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76) veda a participação de acionista nas deliberações a serem tomadas em assembleia, entre outras, quando puderem lhe beneficiar de modo particular, dando-se, em razão disso, tratamento diverso daquele desenhado originariamente (convenção de condomínio) pelo grupo Brookfield, interessado direto na deliberação da ordem do dia, sob pena de perpetuar-se na administração do condomínio. A desembargadora ainda relatou que o tema foi inédito nas Câmaras Reservadas de Direito Empresarial e abre importante precedente a respeito da matéria.

        Também participaram da turma julgadora os desembargadores Alexandre Lazzarini e Araldo Telles. A votação foi unânime.

        
Apelação nº 0139155-92.2012.8.26.0100

        
Comunicação Social TJSP – VG (texto) / AC (foto ilustrativa) 
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP