Cultura, arte e história reinam no TJSP durante a 10ª Virada Cultural

         Quem está acostumado a frequentar o Palácio da Justiça e encontrar homens e mulheres com trajes adequados ao trabalho forense e correria diária atrás de processos e julgamentos ficou surpreso em perceber que arte, cultura e história reinavam durante as 24 horas da 10ª Virada Cultural, promovida pela Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo neste fim de semana (17 e 18).

           As atividades foram concentradas em dois prédios históricos, o Palácio da Justiça e o Palacete Conde de Sarzedas, mais conhecido como ‘Castelinho’. Ambos possuem beleza indescritível e requinte na arquitetura, nos vitrais e nas peças ornamentais que os compõem.

           A abertura da programação da Virada Cultural 2014 no TJSP, sábado à noite, ficou por conta do espetáculo 'Contorno', uma somatória de dança contemporânea, música, vídeo e moda exibidos no Salão dos Passos Perdidos do Tribunal. Foram três apresentações que preencheram as paredes com vídeo-arte, além de coreografia inédita dos bailarinos entre a exposição de looks do estilista Vitorino Campos, saídos da São Paulo Fashion Week.

           O domingo inteiro foi preenchido com visitas monitoradas no Palácio da Justiça e no Castelinho, intercaladas entre outras apresentações culturais. Foi a oportunidade de conhecer um pouco sobre o Poder Judiciário paulista e detalhes arquitetônicos e peculiaridades de sua história. O público foi dividido em grupos para percorrer as principais salas dos prédios.

           Uma longa fila de pessoas foi formada desde a esquina do Palácio até sua porta para assistir à 'Hysteria’, peça teatral que fala das intrincadas relações sociais da mulher brasileira na virada do século XIX, e, para tanto, acompanha a história de cinco mulheres internadas em um hospício. O Grupo XIX de Teatro foi considerado a revelação teatral pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). O Salão do Júri ficou tomado por essas pessoas que se acomodaram no chão para assistirem à peça interativa.

           A programação diária foi bem diversificada, com a exposição fotográfica ‘Ensaio Lúdico’, por Sueli Finotto, que também recitou poesias e ainda ofereceu exemplares de seu livro infantil 'A baratinha Abusada' para sorteio à plateia. Crianças e adultos se divertiram com ‘Histórias para se Contar!’, pela contadora de histórias Andréa Nogueira. O público apreciou a apresentação do Coral OAB/CAASP, regido pelo maestro José Antunes,  e a Seleção de Tangos ao Piano, com Osvaldo Ferreira Pinto Jr. e Abel Fantin e seus convidados. No final da tarde, foi a vez do Jazz Band com Aldo Scaglione Trio e, para finalizar, concerto ao piano com Arthur Cahali e Pedro Aguilar.

           Este foi o nono ano que o Museu do Tribunal participou da Virada Cultural e, desde o ano passado, o Palácio da Justiça abre suas portas também à noite para oferecer arte e cultura. A cada edição aumenta o número de visitantes tanto ao Museu do Tribunal como ao Palácio da Justiça.

           Os visitantes respiram arte no momento que chegam ao prédio de Ramos de Azevedo. Eles sobem as escadarias do Palácio da Justiça, adentram pela porta principal de ferro com suas seis toneladas e logo notam o Salão dos Passos Perdidos, um grande saguão que exala arte por todos os cantos. Ele é circundado por enormes colunas jônicas vindas de Itu, escadarias de mármore Carrara e vitrais exuberantes. Ao fundo, há o Salão do Júri com suas paredes e móveis em madeira talhada, sem falar em outras salas que são obras de arte até o teto. 
          Todos estão convidados a conhecer o Tribunal de Justiça de São Paulo além dos processos e que a cada dia está mais perto da população. Venha conhecer! 

           Mais fotos no Flickr.

 

          Comunicação Social TJSP – LV (texto e fotos)

          imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP