Grupo de trabalho sobre transferência interestadual de presos inicia atividades

        O Palácio da Justiça sediou hoje (11) a primeira reunião do grupo de trabalho para diagnóstico e proposição de soluções para o recambiamento interestadual de presos no Brasil. O GT foi instituído pela Portaria nº 80/14 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de formular sugestões para problemas oriundos da transferência interestadual de detentos.

        O encontro, sob a coordenação da juíza assessora da Corregedoria Geral da Justiça Márcia Helena Bosch ocorreu por videoconferência e teve também a presença dos magistrados Gustavo Marinho Nogueira Fernandes (TJRN), José Ricardo dos Santos de Freitas Véras (TJMG) e João Marcos Buch (TJSC); do diretor do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ), Renato de Vitto; do supervisor do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do CNJ, Paulo Amaral; e do secretário do TJMG Murilo Andrade.

        Os conferencistas debateram questões a respeito de qual o número de presos a ser transferidos entre Estados, qual a melhor forma de realizar escolta e os custos envolvidos na operação, entre outras. Ao final, deliberou-se que as Secretarias da Administração Penitenciária deverão informar ao CNJ, regularmente, a quantidade de presos – provisórios ou definitivos – oriundos de outros Estados, a fim de se chegar a um número preciso que irá orientar ações futuras dos órgãos envolvidos com a política penitenciária. Também se definiu a data do próximo encontro do grupo, em meados de agosto.

        A conclusão dos trabalhos do GT deverá ser apresentada aos Grupos de Monitoramento do Sistema Carcerário dos Estados (GMFs) e ao Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF/CNJ) até o fim do ano. As deliberações aprovadas serão encaminhadas ao Depen, responsável pela normatização do sistema carcerário nacional.

 

        * Com informações da Agência CNJ de Notícias

 

        Comunicação Social TJSP – MR (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP