Cordeirópolis comemora “Dia do Patrono” com a presença do presidente do TJSP

        Na quinta-feira (30), a Comarca de Cordeirópolis realizou a solenidade “Dia do Patrono”, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini. Instituído pela Portaria nº 9.023/14, o “Dia do Patrono” homenageia personalidade que dá nome às edificações forenses e se comemora na data de seu nascimento com atividades públicas que envolvem funcionários, pessoas ligadas ao Direito, frequentadores do fórum, estudantes, familiares dos homenageados e a sociedade civil. Para o fórum de Cordeirópolis o escolhido foi o desembargador Djalma Negreiros Penteado.
        
De acordo com o juiz da vara única de Cordeirópolis, Henrique Alves Correa Iatarola, a homenagem é, acima de tudo, resgaste da memória do Tribunal de Justiça. “Um reconhecimento àqueles que fizeram parte de sua história e, mais do que isso, a demonstração de que nossa instituição valoriza as pessoas que a compõem.” Segundo o juiz, “quis Deus reservar para o meu último dia na Comarca de Cordeirópolis este evento de tamanha magnitude, uma homenagem ao desembargador Djalma Negreiros Penteado”. Ao encerrar, citou a frase do filósofo e pedagogo espanhol José Antonio Marina Torres, do Relatório de Gestão de 180 dias da Presidência: ‘“A memória não é um armazém do passado, mas um limiar do porvir... Não se ocupa de restos, mas de sementes’. É exatamente assim que esta homenagem deve ser encarada, é exatamente assim que o desembargador Djalma Negreiros Penteado deve ser lembrado, isto é, como fonte de inspiração para aqueles que hoje continuam a construir o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.”
        
Também se manifestou sobre o homenageado, o oficial de justiça Nelson Gomes Affonseca Junior. “Discreto e bastante produtivo teve uma vida talhada pelo que Bertolt Brecht, mistura de teatrólogo e de poeta, escreveu que: ‘na vida há os que lutam por Justiça por um dia e são bons; há outros que lutam por um ano e são excelentes; há os que lutam muitos anos e são melhores; há, porém, os que lutam por toda a vida, estes são imprescindíveis’.”
    Os sobrinhos 
Regina Marai de Albuquerque Penteado e Irineu Penteado fizeram uso da palavra destacando o agradecimento da família e as qualidades do tio homenageado. “Esperamos que as futuras gerações de advogados, juízes de direto, promotores de justiça e defensores públicos possam ter uma inspiração para suas carreiras ante o nome e a memória de Djalma Negreiros Penteado.”
        O
prefeito de Cordeirópolis, Amarildo Antonio Zorzo, falou em nome dos cordeiropolenses. “A cidade da cerâmica e da lavoura é pequena e de coração grande e é este coração que queremos deixar a todos que a visitam.”
        A 
cerimônia foi prestigiada pelo presidente da Câmara de Cordeirópolis José Geraldo Botion; juiz diretor do fórum da Comarca de Limeira, Luiz Augusto Barrichello Neto; promotor de Justiça da Comarca de Cordeirópolis Persio Ricardo Perrella Scarabel; presidente e diretora-geral da 35ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Limeira, respectivamente, Ozeas Paulo de Queiróz e Iolanda Cunha; delegado de polícia de Cordeirópolis, Willian Ricardo de Almeida Marchi; chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; comandante do 36º BPM-I major PM Claudio Roberto Sorge; vereador Rosivaldo Antonio Pinto; advogado Edson Amarildo Boteon, representando a OAB local; familiares do homenageado Regina Maria de Albuquerque Penteado, Hélio Penteado e Irineu Penteado (sobrinhos) e Mariana Camargo Penteado (sobrinha neta), magistrados, integrantes do Ministério Público, da Advocacia e servidores da Justiça.
        
Os laços afetivos que o uniram ao Patrono do Fórum de Cordeirópolis levaram o presidente Renato Nalini a participar da cerimônia. A amizade e a afeição começaram cedo. Primeiro como aluno de Processo Civil na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, depois Djalma Negreiros Penteado se tornou seu omo orientador nas leituras de preparo para o concurso do Ministério Público, que o homenageado também integrava e, por fim, como padrinho de casamento. “Saímos do Ministério Público, eu por concurso ele pelo 5º Constitucional, fomos para a Magistratura e continuei a frequentar sua casa durante toda uma vida. Hoje, 30 de outubro, em seu aniversário, estamos aqui. Escolhi Cordeirópolis porque era a cidade mais próxima de onde ele nasceu.” O presidente Nalini encerrou a solenidade falando sobre a família forense, agradecendo o juiz e os servidores de Cordeirópolis. “Quando o juiz encontra uma equipe amiga e esforçada, como pude sentir em suas palavras, quem ganha é a Justiça.” Foi além: ”Queremos que a família forense se sinta como uma verdadeira família. Se não nos unirmos não daremos ao Brasil a Justiça que ele merece”.
        
Patrono – Djalma Negreiros Penteado nasceu em 30 de outubro de 1925, em Rio Claro. Filho de Irineu Torres Penteado e Clarice Negreiros Penteado. Formou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1951. Ingressou no Ministério Público em 1952 e em 1980 na Magistratura, como juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo. Em 1983, foi promovido a desembargador do TJSP, onde ficou até sua aposentadoria (1986). Faleceu em 21 de fevereiro de 1994.

        Sobre Cordeirópolis – A cidade possui população de 22.945 habitantes (IBGE 2014) e a Justiça tem mais de 10 mil ações em andamento, com distribuição mensal de 207 novos feitos (dados de setembro). O fórum conta com vara única (ações cíveis, criminais, execuções fiscais, infância e juventude) e um juizado especial cível e criminal.
?

        Veja mais fotos no Flickr

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / GD (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP