Comarca de Taquaritinga apoia evento motivacional para adolescentes infratores

        Os jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa de Taquaritinga participaram no último dia 12 de palestra motivacional ministrada pelos coordenadores da ONG Afroreggae, Chinaider Pinheiro e Emerson Ferreira, com apoio da 3ª Vara de Taquaritinga na organização.
        
Prestigiaram o evento o prefeito Fulvio Zuppani; a primeira-dama da cidade, Lívia Zuppani; o juiz da 3ª Vara, Armênio Gomes Duarte Neto; o promotor Matheus Botelho Faim; o presidente da OAB de Taquaritinga, Roberto Ogasawara; o diretor do Centro Socioeducativo, Márcio de Paula; o diretor da Divisão Regional de Ribeirão Preto, Guilheme Astolfi Caetano Nico, e o presidente da ONG Apoio, Marcos Marona.
        
Alunos do Projeto Guri – Polo Taquaritinga e do grupo de hip hop do Centro Cultural Adesca fizeram uma apresentação no início do encontro. Guilherme Nico destacou a importância do envolvimento de todos os seguimentos da sociedade na ressocialização dos jovens: “Aproveito para destacar a atuação e o envolvimento do juiz Armênio Duarte Neto em projetos e eventos como este”.
        
O primeiro depoimento do dia foi de Chinaider Pinheiro. Conhecido no passado como “Latino”, ele ficou preso por 10 anos e 4 meses por liderar o tráfico de drogas em favelas cariocas. Na época, conheceu José Júnior, coordenador do AfroReggae no Rio, e recebeu um convite para trabalhar na ONG. “O Júnior me ofereceu uma segunda chance, com um cargo e uma remuneração para sustentar minha família. Ele me motivou, dizendo que eu poderia usar essa liderança de forma positiva, ajudando aqueles que querem sair da vida do crime e que necessitam de uma segunda chance”, contou.
        
Atualmente, Pinheiro é estudante do sexto período de Direito e coordenador do Projeto 2ª Chance, que atua na recolocação de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho. “O Latino morreu, ficou no passado. Hoje vou reconstruindo minha história, pautando-me em projetos sociais e palestras que incentivem a mudança de vida”, explicou.
        
Ele ainda deixou claro para os adolescentes que o mundo do crime é uma ilusão. “A ideia de mulheres, poder, dinheiro, é um sonho deturpado. Você não é feliz, vive o tempo todo em estado de alerta e correndo perigo. O único destino certo é a prisão ou a morte. A vida em sociedade é cheia de desafios e exige superação no dia a dia, mas hoje tenho a tranquilidade de saber que estou fazendo a coisa certa. Poder chegar em casa e brincar com meus filhos, isso não tem preço”, concluiu.
        
Em seguida, foi a vez da exposição de Emerson Ferreira, que atua na agência de empregos do 2ª Chance e é estudante de Psicologia. Ele também esteve na prisão por cinco anos e hoje é ator profissional. “Temos que acreditar que somos capazes de mudar nosso destino e correr atrás de nossos sonhos e objetivos. Todos temos o direito de uma segunda chance”, comentou.
        
O encerramento teve apresentação musical do rapper Rodrigo BeatBox. O juiz Armênio Duarte Neto parabenizou todos os envolvidos. “Estou maravilhado com as apresentações. Foi um evento excelente”, disse.

        
* Informações da Fundação Casa.

        
Comunicação Social TJSP – Fundação Casa (texto e foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP