TJSP recebe visita do professor Carlos Nougué

        O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu hoje (21), no auditório do Gade MMDC – prédio que abriga os gabinetes da Seção de Direito Público –, a visita do professor Carlos Nougué, que ministra a distancia o curso Para Bem Escrever na Língua Portuguesa, direcionado a assistentes jurídicos e escreventes da Corte.
        
Carlos Nougué é tradutor literário, gramático e lexicógrafo. Entre os autores mais importantes que traduziu estão Miguel de Cervantes, Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino, Émile Boutroux e, na poesia, Miguel Hernández.
        
O desembargador Ricardo Henry Marques Dip agradeceu a presença de todos, e em especial do amigo Carlos Nougué, que é uma das maiores autoridades brasileiras na área da gramática e filosofia. “Temos aqui um salto da tela para a realidade viva. O professor Carlos Nougué vive como pensa, e exatamente por isso, não precisa trair o seu pensamento. Hoje, veio para fazer uma breve exposição e atender nosso convite. Sua presença é uma grande honra para todos nós”.
        
O professor agradeceu o convite e as palavras gentis. “A linguagem oral tem normas, elas passam de pai para filho. A linguagem é uma arte. Quem escreve bem, e quem lê bons autores com frequência, acaba por falar bem. A escrita e sua arte são o que impedem que o rio da língua flua sem deter nunca. A gramática não é a arte da fala, mas a arte da escrita. Aquele que não escreve bem, não fala bem, e, portanto, não pensa bem. A linguagem são as muletas do nosso intelecto”, afirmou.
        
O servidor Marcelo Anderaus, inscrito no curso, disse que está muito satisfeito com o aprendizado, pois atende suas expectativas na sua vida pessoal e profissional. “Na função que exerço na Administração, o curso oferece subsídios para elaboração dos documentos. Conhecer a nossa língua é um ato cívico”.
        
O desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho, que também compôs a mesa, ressaltou que o encontro foi muito produtivo. “Quando não vamos atrás do rigor da língua abandonamos a qualidade de pensar”.
        
Para o servidor Fabiano Syllas Gracioli, seria importante que todos tivessem a oportunidade de participar do curso. “A cada dia precisamos aperfeiçoar as técnicas não só da linguagem falada, mas também da escrita. Principalmente para quem a usa na elaboração de minutas e votos”.
        T
ambém acompanharam o encontro os desembargadores José Helton Nogueira, Vicente de Abreu Amadei, Marcelo Lopes Theodosio e os juízes José Roberto Leme Alves de Oliveira e Josué Modesto Passos.
        
O curso, que tem o apoio da Biblioteca do TJSP e do Centro de Apoio do Direito Público (Cadip), é ministrado às quintas-feiras, das 10 às 12 horas.

        Comunicação Social TJSP - SO (texto) / RL (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP