TJSP homenageia Francisco Thomaz de Carvalho Filho

        O desembargador Francisco Thomaz de Carvalho Filho foi homenageado ontem (13), no Tribunal de Justiça de São Paulo, em mais uma solenidade do projeto Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante, criado com o objetivo de dignificar e enobrecer magistrados e servidores do Judiciário paulista que marcaram a história da Corte.

        Natural de Casa Branca, Carvalho Filho formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1936. Ingressou na Magistratura em 1941 e, em 1963, assumiu o cargo de juiz do Tribunal de Alçada Civil. Chegou a desembargador do TJSP em 1969. Foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral entre 1974 e 1976 e presidiu o Tribunal de Justiça no biênio 1982/1983. Aposentou-se em 1984 e faleceu em 2002.

        O filho do homenageado, desembargador Francisco Thomaz de Carvalho Júnior, foi orador em nome da Corte. Sob forte emoção, falou da biografia de seu pai e da convivência familiar. “Ao longo de pouco mais de 42 anos na Magistratura, plasmou a figura humana paterna, de humildade cristã solidária, do julgador dedicado, íntegro e afável no trato com as pessoas, de estofo moral inatacável e de fervorosa religiosidade”, disse. Em seguida, o juiz Rodrigo de Castro Carvalho, neto do homenageado, discursou em nome da família e relatou episódios da vida íntima. “Homem bom, religioso, foi exemplo a ser seguido.”

        Ao encerrar o evento, o presidente José Renato Nalini falou da gratidão que tem em relação ao homenageado, que o auxiliou no início da carreira. “O Tribunal de Justiça não começou conosco, mas continuamos uma obra de gigantes, nos apoiando em seus ombros, para descortinar um futuro melhor para a nossa Justiça.”

        Prestigiaram a cerimônia o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli; os desembargadores Artur Marques da Silva Filho e Ricardo Mair Anafe, (presidentes das seções de Direito Privado e Público, respectivamente); o presidente do TJSP em 1999 e no biênio 2000/2001, desembargador Marcio Martins Bonilha; o secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, desembargador Aloísio de Toledo César; o vice-presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Renzo Leonardi, representando o presidente;  o presidente da Comissão de Resgate da Memória da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, José da Ávila Cruz, representando a presidente; o diretor cultural do Instituto dos Advogados de São Paulo, Diogo Leonardo Machado de Melo, representando o presidente; o vice-presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Antonio Carlos Mourão Bonetti; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Whashington Luiz Gonçalves Pestana; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; as filhas do homenageado Maria Célia Carvalho Basile e Maria Cristina Dantas de Carvalho; os netos José Carlos, Rodrigo, Luciana, Celina e Daniela;  desembargadores; juízes; membros do Ministério Público; defensores públicos; advogados; familiares; servidores e convidados.

        Confira a agenda dos próximos eventos da “Agenda 150”, projeto coordenado pelo desembargador Ricardo Henry Marques Dip. Todas as homenagens acontecem no Salão do Júri do Palácio da Justiça (Praça da Sé, s/nº), às 18 horas.

        
Data: 10/6

        Homenageado: desembargador Antonio Carlos Alves Braga

        Homenageante: Rui Celso Reali Fragoso
        
        
Data: 24/6
        Homenageado: desembargador Fernando Euler Bueno

        Homenageante: desembargador Justino Magno Araújo

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP