TJSP participa do lançamento do Código de Ética do Detran

        O Tribunal de Justiça paulista participou hoje (3), no Salão do Júri do Palácio da Justiça, do lançamento do Código de Ética do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). O documento é guia de conduta para todos os servidores do departamento.
        
O texto aborda temas como dignidade da pessoa humana, honestidade, responsabilidade, legalidade, profissionalismo, moralidade e transparência, com o compromisso de formar e difundir uma cultura de respeito ao cidadão.
        
A abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli, representando o presidente José Renato Nalini, que deu as boas-vindas a todos os presentes. “Sejam todos bem-vindos a essa solenidade que só engrandece o Estado de São Paulo. Estou muito feliz por participar”, disse.
        
O professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e consultor da Fundação Vanzolini, Alípio Casali, agradeceu a oportunidade de fazer parte do lançamento desse importante documento institucional. “Não é um lançamento apenas para o Detran, mas para toda a instituição, que assume o dever público de firmar um compromisso dessa natureza, um compromisso pela conduta ética, de transparência com uma metodologia participativa e representativa. Está de parabéns o Detran, o Estado de São Paulo e todos os cidadãos que participaram desse processo”, concluiu.
        
Para o presidente do Detran-SP, Daniel Annemberg, existe um compromisso de mudar a forma como as coisas funcionam no Detran. “Não é simples, mas estamos determinados a construir um novo Detran, melhorando a postura e a conduta não só dos seus quase cinco mil servidores, mas de toda rede de parceiros do serviço de trânsito. Estamos aqui lançando um marco. Buscamos expressar uma cultura ética, com o respaldo do TJSP, que acompanhará nossa missão. Contamos com o compromisso de todos, de difundi-lo e cumpri-lo de forma legítima. E acreditamos que com ele, possamos dar continuidade na mudança que estamos promovendo, na esperança de que cada um de nós possa ser mais ético e mais responsável na construção de um novo País”, finalizou.
        
O secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, parabenizou a autarquia pela maneira como está tentando solucionar os problemas de acessibilidade para os portadores de deficiência. “Quero parabenizar não apenas pelo lançamento do código, mas pela forma como estão tentando resolver a questão de acessibilidade. Isso tem que ser feito com dignidade e vocês estão fazendo”, concluiu.
        
O desembargador Eros Piceli encerrou a solenidade esclarecendo que a ética precisa nascer primeiramente dentro de nós. “Eu acredito nesse País e este é um exemplo claro de esperança. A ética não é apenas para os outros, precisa caminhar lado a lado conosco. O lançamento desse código vem confirmar a boa intenção de todos nós, como sociedade, de melhorarmos. Eu só posso agradecer o fato de o Tribunal de Justiça recebê-los. Estaremos sempre com as portas abertas. O Detran e a sociedade paulista estão de parabéns”, concluiu. 

        
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP