Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário é instalada em cerimônia no TJSP

        O Tribunal de Justiça de São Paulo sediou hoje (17) cerimônia de instalação da Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário (ABDRI) e posse dos primeiros acadêmicos. O evento aconteceu no Salão do Júri, no Palácio da Justiça. Entre os empossados, estavam integrantes do Conselho Superior da Magistratura paulista – o presidente José Renato Nalini; o vice-presidente Eros Piceli; o corregedor-geral da Justiça, Hamilton Elliot Akel; e os presidentes das seções de Direito Público e Privado, Ricardo Mair Anafe e Artur Marques da Silva Filho – a corregedora nacional de Justiça, ministra Fátima Nancy Andrighi, que não pôde comparecer, desembargadores, juízes, registradores e advogados de todo País.

        O presidente Renato Nalini e o secretário-geral da ABDRI, Daniel Lago, colheram a assinatura no livro de posse do primeiro presidente da instituição, Sérgio Jacomino. Em seguida, também assinaram o livro todos os confrades. 

        O desembargador paulista Ricardo Henry Marques Dip, um dos idealizadores da Academia, falou em nome da Presidência da ABDRI. Destacou os três princípios norteadores do trabalho da instituição: político-institucional; doutrinário e de resgate histórico. “É chegada a vez da experiência da tradição. E eu tenho, por isso mesmo, a forte esperança de que consigamos, com essa Academia, retomar os caminhos da segurança jurídica. Retomar, em um País mergulhado em instabilidade, aquela certeza de orientação que todos nós temos necessidade”, afirmou.

        Em nome dos empossados, discursou o desembargador Renato Nalini: “Temos que olhar o passado, para compará-lo com o presente e para projetar o futuro. Porque esta República está a necessitar de que os homens de bem, a lucidez pátria e os grupos intermediários recobrem a concepção de que Estado não é finalidade, mas instrumento. É o momento de acordarmos e mostramos que o Brasil tem solução. E solução começa, incrivelmente, através de pequenos grupos, mediante a reunião de pessoas bem intencionadas, que tenham em comum a felicidade de exercer o oficio da paixão, que foi o que encontrei na imensa maioria dos delegados dos serviços extrajudiciais. Prevejo um grande futuro para academia”.

        Veja aqui a lista dos empossados.


        Mais fotos no Flickr.
  

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

        

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP