Funcionários do TJSP percorrem trilha no Parque Estadual da Cantareira

Servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo percorreram ontem (29) a Trilha da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira, Zona Norte da cidade, em caminhada que uniu o deleite do contato com a natureza aos benefícios proporcionados pela atividade física. O evento fez parte do projeto Vamos Caminhar pela Saúde, realizado pela Secretaria da Área da Saúde (SAS), que promove o fim do sedentarismo como forma de melhorar a qualidade de vida dos funcionários do Tribunal.
O grupo formado por 45 pessoas reuniu-se no Palácio da Justiça, Praça da Sé, e foi junto para o parque. No local, cada um fez o percurso em seu próprio ritmo. “O escrevente passa muitas horas de trabalho sentado. Temos que praticar atividade física para evitar complicações como problemas na coluna”, afirmou Aparecida Quintana, escrevente do Fórum de Itaquera.
Carolina Yu e Ana Lúcia Dantas Rodrigues, ambas funcionárias da Secretaria de Tecnologia da Informação, participaram pela primeira vez do projeto. Carolina interessou-se pelo evento pois “é uma oportunidade de praticar exercícios, de ter contato com a natureza e de haver integração com colegas que trabalham em outros locais”. “Não conhecia o lugar, foi uma motivação a mais para vir”, disse Ana Lúcia.
O parque está localizado em uma área de Mata Atlântica que abriga diversas espécies de fauna e flora, inclusive algumas que, de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente do governo estadual, constam da Lista Oficial das Espécies Ameaçadas de Extinção no Estado de São Paulo. A área total do parque é de 7.916,52 hectares, que abrangem os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras.
Mesmo com a trilha sendo considerada de alto nível de dificuldade, devido a sua inclinação e extensão (9,6 quilômetros, somando ida e volta), todos os participantes conseguiram chegar às rochas da Pedra Grande e apreciar a bela vista. Elaine Cristina Loureiro, escrevente da Comarca de Diadema, teve que aguardar na lista de espera para participar da caminhada, mas conseguiu sua vaga. Ela chegou ao topo do percurso cansada e satisfeita. “Foi perfeito, valeu muito a pena!”, comemorou. O grupo aproveitou para, antes de pegar o caminho de volta, fazer um desvio até o Lago das Carpas.
Para a diretora da SAS 1, Andrea Cristina Menezes Pires Correa, o intuito do Tribunal é “fazer com que as pessoas tomem gosto pela atividade física, reunindo os funcionários em uma oportunidade de fazer passeios diferentes”. A prática da caminhada, entre outros benefícios, contribui para evitar a ansiedade e a depressão, previne a osteoporose, a artrose, o acidente vascular e o câncer de intestino, além auxiliar no tratamento de diabetes e na oxigenação do cérebro. De acordo com Andrea, a próxima etapa do projeto deve acontecer no final de outubro ou início de novembro.

Mais fotos no Flickr.

Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)           
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP