Cejusc 2ª Instância participa da Senacon 2015. Inscrições abertas

        O Centro Judiciário de Solução de Conflitos em Segunda Instância e Cidadania (Cejusc 2ª Instância) do Tribunal de Justiça de São Paulo também participa da 10ª Semana Nacional de Conciliação, que acontecerá entre 23 e 27 de novembro. O setor recebe inscrições pelo site www.tjsp.jus.br/conciliar até a próxima segunda-feira (12).

        Podem ser cadastrados para tentativa de acordos recursos em andamento no TJSP, na área de Direito Privado. Basta selecionar a opção “2ª Instância” e preencher os dados do processo. Segundo o coordenador do Cejusc, Luís Carlos de Carvalho, qualquer uma das partes – apelante ou apelada – pode fazer a inscrição.

        Ele também destaca a importância da presença dos envolvidos, acompanhados pelos advogados constituídos. “Embora, na maioria dos casos, os advogados tenham poder para transigir, a presença da parte é fundamental para que se desenvolva a conciliação, porque o objetivo não é apenas o fim do processo, mas, sobretudo, pacificar a demanda”, diz.

        A tentativa de conciliação não altera a tramitação normal do recurso. A sessão ocorre sem que o processo seja deslocado para o Cejusc. O feito é requisitado apenas se for celebrado acordo, para a homologação. Por esta razão, pede-se que as partes tragam à sessão conciliatória cópia da decisão de primeira instância e, se o caso, cálculo atualizado dos valores discutidos.

 

        Pesquisa de Satisfação do Usuário – PSU

        O Cejusc 2ª Instância realizou “Pesquisa de Satisfação do Usuário – PSU” entre os meses de abril e junho deste ano, em atendimento à Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No período, foram realizadas 3.136 sessões conciliatórias, com atendimento a 6.168 pessoas, entre jurisdicionados e advogados. Do total, 3.612 pessoas responderam a pesquisa.

        O atendimento prestado pelos funcionários do setor foi considerado “ótimo” para 83% dos entrevistados. Quanto à atuação dos conciliadores, 82% dos entrevistados também atribuíram o conceito “ótimo”.

        Na PSU foram colhidas 517 manifestações expressas. Entre elas, está opinião de um jurisdicionado que destacou a importância da conciliação na vida das pessoas: “O setor é muito bom, pois proporciona às partes repensarem sobre o litigio, através de alternativas lançadas durante os trabalhos da sessão, dando oportunidade às mesmas de chegarem a uma solução/resultado final de comum acordo sem qualquer imposição”.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / GD (fotos) / SG (logotipo)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP