TJSP instala 2ª Vara de Buritama

        A Comarca de Buritama recebeu sua 2ª Vara em solenidade realizada no último sábado (28), com presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini. A Câmara Municipal aproveitou a ocasião para homenagear o Judiciário bandeirante na forma de outorga de título de cidadão do município para o presidente. No mesmo dia, mais cedo, a cidade de Potirendaba também concedeu cidadania para Nalini.

 

        Buritama – a comarca conta com 18 mil processos em andamento e recebe, em média, 400 novas ações por mês. O juiz Eric Douglas Soares Gomes é o titular da unidade instalada em cerimônia realizada no Salão do Júri do Fórum. Em sua opinião, a adição da 2ª Vara “simboliza o comprometimento do Judiciário em se tornar cada vez mais acessível aos anseios da sociedade”. Recém-chegado à comarca, o magistrado relatou que ali encontrou, por parte dos servidores, “alto grau de comprometimento na consecução das tarefas e manifesto apreço pelo exercício diário da função”.  “Finalizo com a promessa de trabalhar incansavelmente ao lado do minha colega, juíza da 1ª Vara, Ana Rita Andrés Amaro, dos servidores, dos advogados e do Ministério Público, para cumprir com o ideal de Justiça que une a todos nós”, discursou.

        O prefeito, Izair dos Santos Teixeira, participou do evento de instalação: “Representando a população, gostaria de agradecer ao presidente Nalini e aos juízes da comarca”, declarou. Já o presidente da Câmara, vereador Antonio Romildo dos Santos, afirmou que ao conceder a comenda de cidadão buritamense, a cidade reconhece que “além de notável julgador, o homenageado empreendeu uma administração profícua”.

        O presidente do TJSP expressou sua satisfação por, ao final de mandato e carreira, poder entregar a 2ª Vara de Buritama. Lembrou, no entanto, que por mais recursos que o Judiciário mobilize, “o juiz não pode suprir a falta de amor, a falta de vontade, a falta de responsabilidade”. “A República do Brasil está enferma, e o fenômeno mais evidente é o excesso de judicialização”, alertou o magistrado. Em seguida, agradeceu o gesto dos vereadores em homenagear o TJSP concedendo a ele o galardão. “Se o presidente do TJSP não preenche os requisitos para merecer a cidadania buritamense, o Judiciário os atende de sobejo”, declarou.

        Também compareceram à solenidade a juíza diretora do fórum, Ana Rita Andres Amaro, representando o presidente da Associação Paulista de Magistrados; os juízes da Comarca de Araçatuba Antonio Fernando Sanches Batagelo, Camila Paiva Portero, Emerson Sumariva Júnior e Henrique de Castilho Jacinto; o juiz João Alexandre Sanches Batagelo, da Comarca de Bilac; a juíza Helen Komatsu, da Comarca de Cardoso; o juiz Mateus Moreira Siketo, da Comarca de Guararapes; o promotor de Justiça José Guilherme Silva Augusto; o prefeito de Zacarias, Arnaldo Aparecido Dionisio; o prefeito de Toriúba, José Antônio da Cunha; os vereadores Antônio Carlos de Freitas, Carlos Alberto dos Santos, Carlos Alberto Teixeira Rosa, Carlos Roberto Teixeira, Luiz Antônio de Souza e Ronaldo Ramos Fernades; o representante do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Birigui, Carlos Alberto Guerbach; o comandante da 4ª Cia do 2º BPM-I, capitão PM Celso Massanobu Toma, representando o comandante do batalhão; a oficial designada do Cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas de Lourdes, Juliane Cristina Mendes; o oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas de Turiúba, Antônio Marcos Silva Trindade; a oficial designada do Cartório de Notas e Registro Civil de Zacarias, Tamiris Dias Alves da Silva; o tabelião de notas e protestos de Buritama, Alexandre Caruzo; o tabelião do Registro de Imóveis de Buritama, Gerson Albino Pereira, demais autoridades civis, militares, advogados, servidores e cidadãos.

    

        Mais fotos no Flickr

        Potirendaba – ainda no sábado, mais cedo, o presidente tornou-se cidadão potirendabense. O vereador Agnaldo Yamamoto Pedrão leu a biografia do homenageado e agradeceu a atual administração do TJSP “por tudo o que fez pelo Fórum de Potirendaba”. A prefeita Gislaine Montanari Franzotti destacou “o amor à Justiça e ao País” de Nalini e ressaltou que, mesmo em momento de crise, “ainda existem pessoas boas, idôneas, que amam o Brasil”. A presidente da Câmara, Aglair Elizabeth Morelli da Silva, reafirmou que o legislativo municipal está “de portas abertas” para o Judiciário.

       Nalini, como forma de agradecimento, leu palavras do desembargador Nereu Cesar de Moraes, “um dos mais cultos e notáveis presidentes do Tribunal de Justiça”, que em 1989 foi agraciado com título de cidadão de Potirendaba. “Ser concidadão excede, de muito, os simples laços temporais e as linhas dos meridianos e dos paralelos: ser concidadão é sorrir nas mesmas alegrias, chorar as mesmas dores, agasalhar no coração os mesmos ideais, é trocar as dádivas e os dons, num gesto amplo de solidariedade e de amizade”, discursou Nereu Cesar de Moraes na época. O presidente elogiou a comunidade jurídica local, em especial o juiz diretor do Fórum de Potirendaba, Marco Antônio Costa Neves Buchala, que “criou vínculos com a sociedade local”, e o cartório de notas e protestos, que registrou em 2015 aumento no recebimento de títulos extrajudiciais.

        À cerimônia compareceram também o diretor da 8ª Região Administrativa Judiciária e juiz diretor do Fórum de São José do Rio Preto, Zurich Oliva Costa Netto; o autor do projeto que concede o galardão, vereador José Carlos Coiado Santiago; os vereadores de Potirendaba Anísio Dezanetti e Carlos Roberto Bueno Lacerda; a procuradora do município Giovana de Fátima Baruffi; a representante da Subseção de Potirendaba da OAB, Sandra Arão; o coordenador operacional do 52º BPM-I, major PM Jorge Cezar Tonolli, representando o comandante; a oficial do cartório de notas e protesto de Potirendaba, Caroline Figueiredo Soares de Almeida; demais autoridades civis, militares, advogados, servidores e cidadãos potirendabenses.          

    

            Mais fotos no Flickr
?

Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP