Comarca de Embu das Artes tem seu fórum inaugurado

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, o desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, que iniciou a gestão do biênio 2016/2017 em janeiro, esteve hoje (11), em sua primeira solenidade oficial para a inauguração de um fórum. A comarca que recebeu o novo presidente do TJSP foi a de Embu das Artes e, com sua presença, viu o Tribunal de Justiça oficializar as novas instalações do “Fórum Desembargador Gilberto Valente da Silva”. 
        
A frase unânime que se ouvia durante a cerimônia é que “as novas instalações, localizadas na Avenida Vereador Jorge de Souza, 855, proporcionam melhores condições de trabalho e, especialmente, atendimento mais adequado à população”. O prédio, recém-construído e locado pelo TJSP, conta com 4,7 mil m² de área edificada, mais que o dobro do antigo fórum. A comarca – pertencente à 1ª Região Administrativa Judiciária, com sede em São Paulo – tem 150 mil processos em andamento, divididos entre três varas cumulativas e uma Vara do Juizado Especial Cível e Criminal. Na cidade de 260 mil habitantes, 900 novos processos são distribuídos todos os meses. Pelo fórum, 250 pessoas/dia são atendidas por cerca de 110 funcionários.
        
Umas das pessoas mais aguerridas para a conquista do novo espaço, a diretora do fórum e juíza da 2ª Vara Barbara Carola Hinderberger Cardoso de Almeida, foi enfática. “Foram tantas as pessoas que nos ajudaram a realizar este sonho que seria impossível citar todos os nomes. A vida é feita de ciclos e hoje um deles se encerra para nós, apenas para dar início a um novo. Aos jovens operadores do Direito que logo assumirão as rédeas desde novo ciclo, sejam colegas magistrados, advogados, promotores de Justiça ou serventuários, desejamos força e sorte. Saibam sempre honrar e respeitar os valores éticos, morais e culturais da Justiça bandeirante. Não se deixem seduzir pelas mazelas da vaidade, pela falsa ilusão do poder, pelas artimanhas do ego. Tenham como causa primeira e objetivo final o bem comum, a paz social e o bem estar do jurisdicionado.”
        
Para o presidente da 215ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Embu das Artes, Lucas Aguil Caetano, “hoje, o prédio atende com dignidade”. Ele destacou o empenho dos servidores do Judiciário em especial na transição do processo físico para o digital e argumentou que, mesmo com a justiça digital, “não podemos esquecer o fator humano”, sinalizando para a necessidade de mais funcionários.
        
Segundo a promotora de Justiça, Adriana de Cássia Delbue Silva, que representou o procurador-geral de Justiça, “este prédio, mais do que uma obra de tijolos e concreto, simboliza a atenção que o Poder Judiciário dispensa aos jurisdicionados, a todos aqueles que, diariamente, batem às portas do fórum em busca da concretização dos seus direitos. Não são poucos”.
        
Ao fazer uso da palavra, o prefeito Francisco Nascimento de Brito salientou a importância de os três poderes atuarem em uma parceria harmônica “para que a população seja atendida a contento”.
        
Paulo Dimas, ao encerrar a solenidade, além de saudar as autoridades, falou sobre a necessidade de melhorar o serviço judiciário, do fomento à informatização e do investimento que fará na capacitação de servidores. "É uma alegria muito grande estar aqui." O presidente, em seu discurso, ainda salientou a importância da família forense que sempre se agrega mesmo com as dificuldades que a administração da Justiça apresenta. “Temos problemas e um deles é a morosidade que não decorre nem de nossos servidores, nem de nossos juízes e dos operadores do Direito. É um problema endêmico; um volume de processos inesgotável.”
        
Estiveram presentes o desembargador Fábio Guidi Tabosa Pessoa, que foi juiz em Embu das Artes; o deputado estadual Geraldo Cruz; o presidente da Câmara Claudinei Alves dos Santos; o vice-prefeito Natanael Carvalho; o conselheiro estadual Marcos Antonio David, representando o presidente da OAB Seção São Paulo; o juiz assessor chefe do Gabinete Civil da Presidência do TJSP, Fernando Figueiredo Bartoletti; o diretor-adjunto do Departamento de Informática da Associação Paulista de Magistrados, Paulo Bernardi Baccarat, representando o presidente da Apamagis; os juízes de Embu das Artes Gustavo Sauaia Romero Fernandes (Vara do Juizado Especial Cível e Criminal), Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy (1ª Vara) e Tatyana Teixeira Jorge (3ª Vara); a juíza diretora do fórum de Itapecerica da Serra, Alena Cotrim Bizzarro; as promotoras de Justiça de Embu das Artes Tatyana Biachi Trivino (representando o presidente da Associação Paulista do Mistério Público), Juliana Lourenço Baleroni Magalhães e Patrícia Tiemi Momma de Souza; o filho do desembargador Gilberto Valente da Silva, patrono do fórum, Paulo Fernando de Siqueira e Silva; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sergio Ricardo Moretti; o comandante do CPA-M8, coronel PM Ernesto Puglia Neto; o comandante do 36º BPM-M, major PM Wilson Ferreira de Castro; o delegado de polícia seccional de Taboão da Serra, Dejar Gomes Neto; os delegados de Embu das Artes Higino Grigio, Pedro Arnaldo Buk Forli e Fernando Schmidt de Paula; o comandante da Guarda Civil Municipal de Embu das Artes, Dirceu Alves da Silva; o empresário Samir Eltayar; integrantes da Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, prefeitos, vereadores, secretários municipais, servidores e cidadãos embuenses.

        
Mais fotos no Flickr.
  
        Ouça o discurso do presidente Paulo Dimas.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP