Tribunal inaugura retrato do ex-corregedor Hamilton Elliot Akel

        O Tribunal de Justiça de São Paulo homenageou hoje (24) o corregedor-geral da Justiça no biênio 2014-2015, desembargador Hamilton Elliot Akel, com a inauguração de seu retrato na galeria da Corregedoria Geral da Justiça. A solenidade aconteceu no Palácio da Justiça e foi acompanhada pelos integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), representantes do Poder Público, magistrados, militares, amigos e familiares.

        O atual corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, saudou o homenageado em nome do Tribunal e elencou as qualidades do colega. “Hamilton Elliot Akel é o 51º desembargador a exercer as funções de corregedor-geral da Justiça. No exercício de suas atividades relevantíssimas, estive diversas vezes ao seu lado, participando a seu convite de correições, trabalhando em prol da melhoria da atividade jurisdicional. Sempre primou por um exercício fulcrado na competência, lhaneza de tratamento, cuidando dos magistrados de primeiro grau e dos servidores. Sempre exerceu com dignidade e eficiência as funções de corregedor. Temos muita honra de prestar-lhe essa merecida homenagem”, disse.

        Hamilton Elliot Akel falou sobre a aposentadoria, que aconteceu há sete meses, enquanto exercia o cargo de corregedor. “Aposentar-me nessa função foi como um coroamento na carreira. Se o presidente do TJSP é o gestor do Tribunal, o corregedor é o gestor da jurisdição. Essa função é difícil, mas muito gratificante. Nesses pouco menos de dois anos, visitei cerca de 200 Comarcas; deparei-me com questões sérias, como falta de recursos humanos, mas apesar dessas deficiências, o trabalho sempre foi desenvolvido pelos nossos juízes a contento”, afirmou.

        O homenageado também listou iniciativas implantadas em sua gestão, como o projeto “Justiça Cordial”; as audiências de custódia; a instalação dos Departamentos Estaduais de Execução Criminal nas dez Regiões Administrativas Judiciárias (RAJs); a implantação do “Cartório do Futuro”; o “Projeto Semear”, na área de execução criminal; entre outros. “Nada disso seria possível se não pudesse contar com a equipe de assessores e funcionários que tive ao meu lado. A eles quero render minha homenagem. Todos deveriam estar ao meu lado neste retrato”, destacou.

        Para o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, o colega Elliot Akel sempre foi um mito. “Trabalhou com paixão e amor, esse é o diferencial do bom magistrado. Ao longo de nossa trajetória auferi lições, ouvi com atenção suas ponderações e fizemos memoráveis debates. Fico muito feliz por estar aqui, como presidente do TJSP, para prestar essa homenagem. Vemos aqui pessoas que te olham com orgulho e admiração. Você deixou um legado que ficará para todos nós. Fica aqui nessa galeria a marca de talento e competência”, disse, dirigindo-se ao ex-corregedor.

        A cerimônia também foi prestigiada pelo vice-presidente da Corte, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; pelos presidentes das Seções de Direito Privado, Público e Criminal do TJSP, desembargadores Luiz Antonio de Godoy, Ricardo Henry Marques Dip e Renato de Salles Abreu Filho, respectivamente; o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), Antonio Carlos Villen; o desembargador Antonio Carlos Malheiros, representando a presidente do Instituto Paulista de Magistrados; o ex-vice-presidente do TJSP, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini; o ex-corregedor-geral da Justiça, desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal; o corregedor-geral do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz coronel Orlando Eduardo Geraldi; o corregedor-geral da Procuradoria Geral do Estado, Sérgio Seiji Itikawa, representando o procurador-geral do Estado; o diretor do Departamento de Secretaria da Associação Paulista de Magistrados, juiz Ademir Modesto de Souza, representando o presidente; a vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, juíza Maria de Fátima dos Santos Gomes Muniz de Oliveira; o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo, José Carlos Alves; o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, Andrey Guimarães Duarte; o conselheiro do Instituto dos Advogados de São Paulo, Renato Ribeiro, representando o presidente; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Leonardo Sica; a conselheira e presidente da Comissão Especial de Relações Institucionais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho, representando o presidente; muitos desembargadores; juízes, servidores, familiares e amigos do homenageado.

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP