PM de São Paulo cria medalha ‘Desembargador Álvaro Lazzarini’

        Em cerimônia carregada de emoção, familiares do desembargador Álvaro Lazzarini participaram na sexta-feira (29) da 1ª edição da Medalha Mérito do Estado-Maior "Desembargador Álvaro Lazzarini", que leva o nome do ex-tenente da PM e desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, falecido em 2014. A solenidade de entrega da honraria foi realizada no Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) em conjunto com a sessão solene em homenagem ao 85º aniversário do Estado-Maior da PM. O desembargador Alexandre Alves Lazzarini foi o primeiro a receber a comenda, em nome de seu pai, agraciado postumamente.

        Álvaro Lazzarini nasceu em 1936 na cidade de Jundiaí. Ainda jovem mudou-se para São Paulo para participar do curso de formação de oficiais, que completou em 1957. Após terminar o bacharelado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, conquistou o ingresso na Magistratura em 1965 e deixou a PM quando ocupava o posto de 1º tenente. No TJSP teve carreira de destaque, chegando a ser eleito vice-presidente entre 1998 e 2001. Na esfera federal, foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no biênio 2004/2005.

        Durante a leitura de seu currículo, foi ressaltado que "Álvaro Lazzarini ofereceu à posteridade um legado que orgulha seus filhos, seus netos, toda a sua família. Orgulha a Polícia Militar, orgulha o Tribunal de Justiça, pois o seu perfil é digno de ser indicado com o padrão para as novas gerações de magistrados. Orgulha Jundiaí, sua terra natal, que sempre o considerou e reconheceu neles um de seus maiores filhos".

        Ao fazer uso da palavra, Alexandre Lazzarini contou que chorou quando ouviu a execução da Canção da Polícia Militar minutos antes. "Vi neste momento meu pai, vi minha mãe, falecida em 2003. Quem conhecia minha mãe sabe que quando acompanhava meu pai em eventos da Polícia e, em especial nas cerimônias no Barro Branco, no momento em que se entoava a Canção da PM procuravam quem estava cantando e encontravam minha mãe soprano”, relatou o desembargador. Ele falou também sobre os ensinamentos que Álvaro Lazzarini passou como pai e profissional.

        A mesa de honra foi composta pelo secretário adjunto da Segurança Pública, Sérgio Turra Sobrane, representando o governador Geraldo Alckmin; o deputado estadual Álvaro Batista Camilo; o comandante interino da PM, coronel Francisco Alberto Alves Mesquita; o subcomandante interino, Audi Anastácio Félix. Foram unânimes em enaltecer o "eterno oficial Álvaro Lazzarini". Eles contaram momentos de aprendizado com o mestre e doutrinador, respeitado e admirado pelos integrantes da Polícia Militar.

        Também estiveram presentes a viúva do homenageado, Marta Lazzarini; o genro Jerry Carolla; a esposa de Alexandre, Virginia Lazzarini; demais integrantes da Polícia Militar e autoridades civis e militares.

        De acordo com a PM, a Medalha Mérito do Estado-Maior "Desembargador Álvaro Lazzarini" tem como objetivo galardoar personalidades civis e militares, bem como instituições públicas e privadas, que tenham contribuído para a produção de estudos institucionais de relevância na área de segurança pública, bem como nas várias áreas de gestão de Polícia Militar, cooperando, desta forma com os objetivos do Estado-Maior da PM do Estado de São Paulo.

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / KS (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP