Judiciário bate novo recorde de produtividade em agosto

        O Tribunal de Justiça de São Paulo – o maior da América Latina – alcançou em agosto novo recorde de produtividade e foi destaque na coluna Mônica Bergamo, no jornal Folha de São Paulo. Com 376.271 processos baixados na fase de conhecimento, o Tribunal superou a própria marca – esse número é 24,6% maior que o de junho de 2016, quando a Corte já havia batido seu recorde histórico de processos baixados em um mês. A comparação se torna ainda mais expressiva em relação a agosto de 2015, com um crescimento de 51%.
        Os dados confirmam o sucesso da primeira fase do Projeto Justiça Bandeirante, que por meio de capacitações e workshops, disseminou as melhores práticas do processo digital aos servidores do TJSP. E também ao próprio projeto 100% Digital, concluído em dezembro de 2015, que implantou o processo digital do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) em todo o estado – o SAJ visa facilitar a troca de informações e agilizar o trâmite processual por meio de diversos serviços voltados a advogados, cidadãos e serventuários da Justiça.
        É possível estabelecer uma relação com a celeridade que o processo digital confere à Justiça paulista. Isso porque, em 2015, apenas 17% dos processos baixados eram digitais. Já em agosto deste ano, 43% dos baixados são digitais.
        Outro dado que revela o caráter sustentável do resultado diz respeito à quantidade de novos processos no mês. Em agosto o TJSP recepcionou 258.418 casos novos, um crescimento de 21% frente ao mesmo período do ano passado.
        Outro número que chama a atenção é o de processos movimentados, ou seja, que tiveram algum tipo de andamento processual. Em agosto, 7.050.025 processos tiveram andamento, um crescimento de 8% em relação a junho deste ano (antigo recorde histórico), e 17% em relação a agosto do ano passado.
        Judiciário Eficiente
        
O extraordinário resultado em agosto coincide com o lançamento do programa Judiciário Eficiente, que reconhece e premia as unidades judiciais de primeiro grau que atinjam níveis pré-estabelecidos de produtividade. A iniciativa é uma das ações que integram o novo modelo de gestão do TJSP e possui caráter permanente e direcionador, pois apontará os locais que necessitam de ações efetivas do Tribunal, proporcionando melhores condições de trabalho a todos.

        *Com informações da Softplan

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / DG (arte)
        imprensatj@tjsp.jus.br 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP