Atleta campeã internacional no fisiculturismo é integrante da Família Forense

        O Tribunal de Justiça de São Paulo arquiva muitas vidas e muitas histórias anônimas de seus quase 50 mil servidores. O projeto Jus_Social deste mês tira do anonimato interno Marjorie Graniso Beck que esconde por detrás da mesa uma campeã no fisiculturismo. Filha de Leomar Beck e Isabel Graniso Beck, Marjorie é mãe de Emilie e irmã de Elizabete, Ricardo, Eduardo e Leomar Júnior.

        Ingresso no TJSP – Formada em Administração de Empresas e Finanças, ingressou no TJSP em 2011 e, atualmente, trabalha na Secretaria de Abastecimento. Sua motivação para se tornar servidora do Judiciário foi o amor pelo Direito, apesar de ainda não ter cursado a faculdade (ela lidava com o assunto em emprego anteriores).

        Marjorie e o fisiculturismo – A musculação entrou em sua vida há exatamente 19 anos. Ela era muito magrinha e queria ter um corpo mais 'robusto'. "Iniciei pela estética, continuei pelo amor. Se hoje em dia ainda há discriminação pelas atletas fisiculturistas, imaginem há 19 anos!", declara. Quando Marjorie iniciou o treino pesado seu corpo começou a se desenvolver; passou a usar roupas grandes e largas para não chamar a atenção das pessoas. "Meu prazer não era exibir meu corpo, era me superar a cada dia nos treinos."

        Prêmiação – MB já levou o 3º lugar no campeonato estreante em 2013, realizado em São Paulo e, desde então, acumula vários títulos:  2013 – vice-campeã Copa Excalibur (Argentina), 2014 – vice-campeã mundial (México), 2015 – campeã Ms. Olympia Liverpool (Inglaterra), 2015 – vice-campeã mundial 2015 (Hungria) e 2016 – campeã Arnold Classic Ohio. Com esses títulos, em abril deste ano, a federação lhe concedeu o Pró Card, ou seja, passou da Liga Amadora para a Liga Profissional. Em outubro, Marjorie Beck estreia na Liga Profissional, em Phoenix, no Arizona. Seu currículo inclui também duas palestras internacionais (em 2015 em Nova York e, neste ano, em Boston). Seus treinamentos são intensos o ano todo, principalmente nos meses que antecedem aos campeonatos. Trabalha das 11 às 19 horas e todas as noites vai direto para a academia. "Não por obrigação, por prazer." Prepara-se sozinha. "Aos finais de semana, tenho casa para limpar, comida para fazer, treinos e a família que aguarda minha atenção. Uma vida comum como todas as  mulheres que tem filho e casa para cuidar", diz.

        Benefícios – Segundo Marjorie Beck, a prática de musculação ajuda nas atividades forenses e em qualquer outra atividade do dia a dia. "Afinal, esporte é qualidade de vida, é lazer, é prazer e pessoas felizes trabalham e se relacionam melhor. Na atualidade, os trabalhos estão cada vez mais sedentários, menos movimentamos o corpo e permanecemos sentados por horas, o que desencadeia diversos problemas físicos e até psicológicos", observa a atleta. Durante a carreira, a campeã sempre viaja sozinha para as competições e, como tem que usar uma "tinta" na pele do corpo todo para a apresentação, faz tudo sozinha. "Faço, em média cinco demãos, pintando, inclusive as costas. Maquiagem, cabelo e unhas. É um verdadeiro ritual, que começa, em média, três dias antes da apresentação."

        Ela conta coisas engraçadas que aconteceram nessas viagens. Na premiação, no Olympia, quando anunciaram o nome da segunda colocada, ela ficou pensando... "Será que eu venci?" Quando finalmente seu nome foi anunciado como campeã, entrou em êxtase. "Levantei os dois braços, o dedo polegar enroscou no brinco, que saiu voando e quase acertou a pessoa que faz a organização no palco." Em Ohio, quando foi classificada para a segunda etapa, emocionou-se e começou a chorar borrando a toda a maquiagem; além da tinta do peito, foi uma correria danada para retocar a tempo de subir ao palco novamente. Já no México, a situação foi bem pior. Quando chamaram sua categoria, levou um susto e teve que correr para o banheiro. "Enfim, são tantas histórias para contar que poderia escrever um livro, porém, é isso que dá sabor à vida. Encarar o desconhecido, desafiar-se e estar sempre de bem com a vida, abertos a novas experiências", assegura a servidora campeã.

        Mensagem – "Trabalhar é muito bom, adoro o Tribunal de Justiça. Ser servidora do Judiciário é uma de minhas conquistas. Trabalho com prazer e dedicação. Sou da opinião que se é para fazer, que seja da melhor forma, porém, para isso, temos que ter saúde, nos alimentarmos bem, praticarmos esportes e sermos felizes. Manter o equilíbrio entre as diversas atividades do dia a dia é uma verdadeira arte. Vejo muitas pessoas dedicarem 100% do seu tempo ao trabalho, desenvolverem doenças físicas e psicológicas, muitas até psicossomáticas. Tenhamos mais saúde, mais lazer e, consequentemente, trabalharemos e viveremos melhor."

        Liga Profissional – A campeã que estreia no profissional finaliza: "A saga continua... em outubro estarei nos palcos novamente, torçam por mim!". Serão três oportunidades, um campeonato no Arizona e dois na Califórnia. 
        N.R:
Marjorie Beck muita gente torcerá por você em busca mais um prêmio. Sucesso!

 

        Projeto Jus_Social – Este texto faz parte do Projeto Jus_Social, implementado em março de 2011. Consiste na publicação no site do TJSP, sempre no dia 1º de cada mês, de um texto diferente do padrão técnico-jurídico-institucional. São histórias de vida, habilidades, curiosidades, exemplos de experiências que pautam as notícias publicadas sobre aqueles que, de alguma forma, realizam atividades que se destacam entre servidores ou magistrados. Pode ser no esporte, em campanhas sociais, no trabalho diário, enfim qualquer atividade ou ação que os diferencie. Com isso, anônimos ganham vida. Com o Jus_Social, o Tribunal de Justiça de São Paulo ganhou o X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012 (categoria Endomarketing).
           
        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / GD e divulgação (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP