Câmara de São Paulo institui ‘Dia da Mediação’ e homenageia coordenador do Nupemec

        Representantes do Tribunal de Justiça paulista participaram na terça-feira (23), na Câmara Municipal de São Paulo, da sessão solene em homenagem ao Dia da Mediação, incluído no Calendário Oficial de Eventos da cidade, a ser comemorado no dia 23 de setembro. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel, compareceu ao evento e representou o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini. O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal (Nupemec), desembargador José Roberto Neves Amorim, recebeu homenagem pelo trabalho dedicado à matéria. O Núcleo coordena os mais de 100 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) instalados no Estado.

        A mediação oferece àqueles que estão vivenciando um conflito familiar, ou qualquer outro conflito de relação continuada, a oportunidade e o espaço adequados para solucionar questões de um modo cooperativo e construtivo. O objetivo é prestar assistência na obtenção de acordos em um ambiente colaborativo em que as partes possam dialogar produtivamente sobre suas necessidades e de outros envolvidos, por exemplo, os filhos.

        O corregedor-geral falou sobre a importância da cultura da paz e ressaltou que uma sentença dá fim ao processo, mas não ao conflito. "A conciliação e a mediação são meios em que as pessoas regulam suas próprias vidas, sem precisar que um terceiro. Há uma aproximação entre as partes", observou.

        A secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, enalteceu a iniciativa da criação do Dia da Mediação e lembrou as primeiras reuniões para inauguração dos Cejuscs, quando magistrados pediram apoio para a instalação do setor no bairro da Barra Funda, na capital.

        O desembargador Neves Amorin agradeceu o apoio de magistrados, mediadores e conciliadores na solidificação da cultura da pacificação de conflitos e falou sobre o sucesso do trabalho no TJSP e a sua importância para desafogar o Judiciário, além de propiciar a harmonia social. "É uma honra poder estar nessa casa, que comanda o Poder Legislativo da minha cidade, e que me honra demais com o reconhecimento do trabalho que fizemos. Não só meu, mas recebo esta homenagem em nome do Judiciário do Estado de São Paulo", disse.

        Também participaram da mesa de honra o vereador e idealizador do projeto do Dia da Mediação, Floriano Pesaro, e o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Francisco Maia Neto. Estiveram presentes à cerimônia os desembargadores Ligia Cristina de Araújo Bisogni, José Carlos Ferreira Alves, Tasso Duarte de Melo, Álvaro Augusto dos Passos e Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes e o coordenador do Cejusc Central, juiz Ricardo Pereira Junior.

    
        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / AC (fotos)
?        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP