Boas Práticas – Juizado de Pinheiros realiza projeto Conciliando na Melhor Idade

        Nos dias 5 e 6 de fevereiro, a 1ª Vara do Juizado Especial Cível do Foro Regional de Pinheiros, na Capital, realizará o projeto Conciliando na Melhor Idade. Foram selecionados 56 processos em que ao menos uma das partes tem mais de 60 anos de idade.

        Os idosos já têm preferência legal na tramitação de suas ações, mas a intenção da juíza Cláudia Thome Toni é agilizar ainda mais a pauta de julgamento para estes casos. “Serão realizadas audiências de conciliação, e, não havendo o acordo, a intenção é proferir a sentença no mesmo dia. Mas isso só pode acontecer nos casos em que não houver necessidade de instrução”, conta Cláudia Toni.

        Os mutirões “Conciliando na Melhor Idade” acontecerão a cada dois meses.

        A 1ª Vara do Juizado de Pinheiros também mantém o projeto “Empresa Consciente Concilia”, em que é reservado um dia para a tentativa de acordos em processos de determinada empresa. O Banco Itaú foi o primeiro a aderir, com mutirões realizados nos meses de setembro e novembro.

        Ao tomar conhecimento da iniciativa, a seguradora Sulamérica também manifestou interesse e participará das sessões que serão realizadas em abril. O banco Bradesco também procurou o juizado, mas os acordos serão propostos por meio do Setor de Conciliação, pois irão abranger processos em andamento nas demais varas do fórum.

        “Os acordos costumam ser muito mais eficientes que a decisão judicial, porque os envolvidos têm a oportunidade de expor suas divergências e obter a solução mais adequada para ambos. Além disso, as empresas têm a chance de demonstrar para o cliente sua intenção em resolver as demandas, o que aumenta a confiança entre os litigantes e fortalece as relações comerciais”, comenta a juíza.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / SG (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP