Candidatos do 183º Concurso de Ingresso na Magistratura escolhem suas vagas

        "Cumprimento a todos vocês em nome do Tribunal de Justiça pelo momento bacana, concurso difícil e pela batalha vencedora. Nós acompanhamos a luta de vocês. Mando meus cumprimentos aos pais de vocês pela vitória, iniciada desde o primeiro dia que os levaram à escola. Sei que este momento também é muito importante para eles." Essas palavras foram pronunciadas pelo juiz assessor da Presidência do TJSP, Dimitrios Zarvos Varellis, na tarde de hoje (5), dirigidas aos 24 futuros magistrados que tomarão posse no próximo dia 25 como os mais novos juízes do Tribunal de Justiça de São Paulo.

        A cerimônia, realizada em sessão pública no Salão do Júri do Palácio da Justiça, consistiu na escolha de vagas disponíveis em uma das 57 Circunscrições Judiciárias (CJ), respeitando a ordem de classificação no concurso.

        O concurso constou de prova objetiva, prova escrita, prova de sentença, avaliação de títulos e prova oral. Inscreveram-se 13.716 interessados, dos quais 11.787 foram examinados (os demais desistiram ou tiveram o pedido indeferido). O primeiro resultado foi disponibilizado em setembro de 2012, com 70 candidatos aprovados e sete desistências.

        Com base na Resolução 75/09 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre os concursos públicos para ingresso na magistratura, 138 candidatos reprovados no exame oral foram convocados para refazer a prova. Destes, 102 compareceram e 24 foram aprovados na sessão pública de 19 de dezembro passado.  

        Após a posse no próximo dia 25 os novos magistrados participam do curso de iniciação funcional com duração de 35 dias úteis e ao término estarão se dirigindo para o seus postos de trabalho. O coordenador desse curso, promovido pela Escola Paulista da Magistratura (EPM), juiz Carlos Fonseca Monnerat, ressaltou que seu objetivo não é ensinar teorias, pois os nomeados já estão afiados, já conhecem muito. "O objetivo é juntar a bagagem teórica com a parte prática. Um eixo pragmático e humanista, sobre a missão de ser juiz no século XXI. Aproveitem para descansar neste carnaval porque o descanso está acabando", disse Monnerat.

        Na ocasião, os novos magistrados receberam um manual constando informações funcionais e um guia da EPM que tem a finalidade de ajudá-los, principalmente àqueles que não conhecem São Paulo, com informações sobre hotéis e restaurantes nas proximidades da Escola e os endereços dos prédios do Poder Judiciário na capital paulista.

        O juiz Dimitrios Varellis agradeceu ao presidente do TJSP, Ivan Sartori, por lhe ter dado a oportunidade de presidir a cerimônia e revelou que guardará esse momento pelo resto de sua vida. Ele assegurou que, tanto ele como o juiz assessor da Presidência do TJSP, Marcelo Lopes Theodósio, responsáveis pelas designações da Magistratura, estão à disposição dos magistrados. "Caso queiram esclarecer qualquer dúvida podem entrar em contato conosco." O juiz afirmou ainda que o TJSP tem uma equipe maravilhosa na Diretoria a Magistratura (Dima) que também está à disposição para auxiliá-los. "Tenham muitas felicidades e uma carreira brilhante", concluiu o magistrado.

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / GD (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP