Servidores do TJSP doam para salvar vidas

        Muitos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo além de 'dar o sangue' nas atividades forenses, doando assim muitas horas de sua vida para atender à população, desta vez doaram literalmente o sangue que passará a circular nas veias de alguém desconhecido.

        Cada doador contribui para salvar a vida de quatro pessoas que necessitam desse material precioso. A ação faz parte da campanha Doe Sangue – Ação Consciente, promovida pelo Comitê de Ação Social e Cidadania (CASC), quarta iniciativa do Comitê. O objetivo da ação é buscar a conscientização de que a vida do ‘outro’ pode ser salva com um gesto voluntário e generoso.

        A coleta de sangue foi feita entre os dias 4 e 8 de fevereiro. Na capital, o TJSP forneceu transporte aos doadores até o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), às duas turmas diárias, com saídas às 8 e 11 horas do Palácio da Justiça.

        O diretor do Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Fabio Lino, agradeceu e destacou a importância da iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo. “Temos que agradecer aos servidores do TJ que organizaram grupos para doar sangue e ampliar nossos estoques neste período de Carnaval, que é um dos mais críticos para os bancos de sangue em todo país. Acredito que iniciativas como essa deveriam ser constantemente incentivadas entre os servidores dos órgãos públicos”. Lino disse ainda que espera continuar contando com o apoio dos servidores do Tribunal de Justiça. Segundo o médico, além Carnaval, as férias escolares, feriados prolongados e festas de fim de ano são os períodos mais críticos para os estoques dos bancos de sangue. O Banco de Sangue do HSPE conta com a iniciativa de doadores voluntários para manter o seu estoque. O sangue coletado é usado em grandes cirurgias ou em pacientes que necessitam de transfusão devido à doença que requerem esse procedimento. O HSPE é responsável por cerca de 1500 transfusões por mês.

        Karen Cristina, funcionária do setor de Distribuição do Fórum João Mendes Júnior, doou sangue pela primeira vez, destacando que "apenas um pouco do meu sangue eu ajudei a salvar  vidas". A doadora, Maria Lenice de Souza Nogueira, do Ofício da Família do Fórum Nossa Senhora do Ó, também falou de sua satisfação em participar da campanha: "temos que fazer a nossa parte, ajudar as pessoas de alguma forma. Essa é uma forma fácil e boa de ajudar muito alguém que esteja precisando". O servidor Luiz Eduardo Alves de Siqueira disse que "a louvável iniciativa do Tribunal de Justiça, nossa casa de trabalho, em conjunto com o Hospital do Servidor Público Estadual, merece não só o aplauso como a adesão de todos. Só mesmo aqueles que já se viram ou tiveram pacientes hospitalizados é que sabem, mais que todos, a importância da doação de sangue." 

        A auxiliar de enfermagem do Hospital do Servidor, Verônica Lourenço, que há 17 anos trabalha no Banco de Sangue, declarou que para ela todo dia é como se fosse o primeiro. "Não há preço que pague a doação. Cada bolsa salva quatro vidas, tudo isso sem esforço físico algum. Posso dizer, com certeza, que por mais simples que pareça, posso garantir que é um trabalho grandioso e o material colhido vai ser utilizado para salvar vidas e o mínimo que posso fazer é atender muito bem os doadores." Verônica conversa e brinca muito com o doador o tempo todo, desde o momento que ele chega à sala de coleta até a sua saída.

        O procedimento de doação é muito seguro. Todo material utilizado é individual e descartável. Doar sangue não causa qualquer mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece. Nada substitui o sangue: é pouco para quem doa e muito para quem precisa. Os 450 ml retirados não farão diferença porque o organismo se encarrega da recomposição.

        A campanha teve adesão de 269 servidores, sendo 172 da capital e 97 do interior. Com isso, aproximadamente 1.076 vidas podem ser salvas.

        Participaram da campanha as comarcas de Piratininga, Votuporanga, Hortolândia, Barretos, Santa Branca, Itapevi, Amparo, São Manuel, São José do Rio Preto, Osasco, Taboão da Serra, Colina, Diadema, São Vicente, Itapecerica da Serra, Atibaia, Ribeirão Preto, Santo André, Bauru, Santos, São Carlos, Sertãozinho, Salto de Pirapora, Cordeirópolis, Ourinhos, Presidente Venceslau, Miracatu, Várzea Paulista e Itapetininga.
        Mais uma vez, a presidente do CASC Claudia Sartori agradece a todos que se integraram a essa corrente de vida e de amor.  

 
        Atenção: os nomes, matrículas e lotação dos servidores (para efeitos de RH) já foram enviados hoje ao SGRH, conforme solicitação feita por ocasião do pedido de doação. Doações de sangue ou envio de comprovante fora do prazo não farão parte da campanha Doe Sangue – Ação Consciente, que se encerrou no dia 8 de fevereiro.
 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto e fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP