Mairinque recebe 2ª Vara Judicial

        A população de Mairinque está em festa. A partir de hoje (27), o Judiciário local passa a contar com mais uma unidade – foi instalada a 2ª Vara Judicial na comarca, que proporcionará atendimento mais adequado e célere àqueles que veem na Justiça a última esperança para a solução de suas demandas.

        O vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, representou o presidente Ivan Sartori na cerimônia de instalação que aconteceu pela manhã, no auditório do Centro Recreativo da Prefeitura. “Devemos agradecer a todos que direta ou indiretamente ajudaram nesta conquista. Mairinque é uma cidade próspera, em contínuo desenvolvimento. Com aproximadamente 50 mil habitantes, possui mais de 15 mil processos em andamento na Justiça Estadual. Finalmente, transcorridos vários anos de luta por esta instalação, teremos início do funcionamento da 2ª Vara”, disse Franceschini.

        A mesa de honra da solenidade também foi composta pelo prefeito de Mairinque, Rubens Merguizo Filho; o presidente da Câmara Municipal, vereador José Teixeira de Macedo; a juíza diretora do fórum, Camila Giorgetti; o juiz diretor da 10ª Região Administrativa Judiciária e diretor do Fórum de Sorocaba, Jayme Walmer de Freitas; a juíza titular da 2ª Vara, Carla Carlini Catuzzo; o promotor de Justiça de Mairinque Renato Arruda Santos Neto e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Mairinque, Adelmo Acacio Bellini, que representou o presidente da OAB SP.

        A juíza diretora do fórum aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que colaboraram para a inauguração: às prefeituras de Mairinque e Alumínio (cidade também abrangida pela comarca), que ofereceram apoio estrutural; à direção da 10ª Região Administrativa Judiciária; à OAB; ao Ministério Público; ao juiz Flávio Roberto de Carvalho, que trabalhou na comarca e auxiliou no processo de instalação antes de sua promoção para a comarca de São Roque; à Presidência do TJSP e aos servidores. “A 2ª vara é uma conquista árdua, que demandou tempo, esforço e paciência para que se concretizasse. Em quase seis anos como juíza titular pude constatar o empenho, a lealdade e comprometimento dos servidores com quem atuo, em relação à prestação de serviços jurisdicionais de qualidade, fato que me causa enorme orgulho. Estou certa que essas qualidades também serão observadas na nova vara, que já conta com servidores dedicados e com uma juíza titular cuja delicadeza, sensibilidade e competência fizeram-se notar desde seu primeiro contato com a comarca”, disse Camila Giorgetti.

        Os representantes da OAB e do Ministério Público e o presidente da Câmara também fizeram uso da palavra. Parabenizaram o TJSP e destacaram que o evento demonstrava o interesse e esforço da atual Administração para a melhora da prestação jurisdicional no Estado. “Mais uma grande conquista para o nosso município. Mairinque merece”, disse o vereador José de Macedo.

        Para o prefeito Rubens Merguizo Filho, a instalação é motivo de festa para toda região, pois facilitará os trabalhos do judiciário. “Com isso alcançaremos o objetivo final, que é a Justiça Social, beneficiando a população.”

        Ao encerrar a solenidade, Gonzaga Franceschini desejou profícuos trabalhos a todos os operadores do direito e citou o poeta Fernando Pessoa, ao afirmar que o Brasil quer um Poder Judiciário “que construa conscientemente os destinos inconscientes de seu povo”. Após o descerramento da placa alusiva à instalação e assinatura da ata, o vice-presidente visitou as instalações na nova unidade.

        Também participaram do evento o juiz da comarca de Sorocaba, Danilo Fadel de Castro, que representou o diretor da Escola Paulista da Magistratura; o juiz diretor do fórum de Itu, Hélio Villaça Furukawa; o juiz diretor do fórum de São Roque, Cassio Pereira Brisola; os magistrados Flávio Roberto de Carvalho (São Roque), Adriana Tayano Fanton Furukawa (Sorocaba); a promotora de Mairinque, Larissa Motta Nunes Liger; o comandante da 2ª Companhia do 50º BPM/I, capitão PM Marcelo Ricardo Silva; o delegado de polícia do Município de Alumínio, Mario Luiz Ayres; o vice-presidente da Câmara de Alumínio, Augusto Canto, representando o presidente; a primeira-dama de Mairinque, Elza Regina Barcellos Merguizo; juízes, membros do Ministério Público, advogados, vereadores, servidores e membros da sociedade civil.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (fotos)

        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP