Coordenadoria da Infância realiza seminário sobre adoção

        Em comemoração à Semana Estadual de Adoção, a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo (CIJ) promoveu hoje (22), na sede da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), o “Seminário sobre Adoção”. O evento foi realizado em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) e a Frente Parlamentar de Adoção e Pró-Convivência Familiar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

        O corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel, participou da abertura do seminário.  “Injustamente se acusa o Judiciário de criar entraves para a adoção. O que a Justiça faz, por mais que esbarre em burocracia, é garantir os direitos de crianças e adolescentes.” A mesa de abertura dos trabalhos também foi composta pela vice-coordenadora da CIJ, desembargadora Maria Olívia Pinto Esteves Alves; pela coordenadora da Frente Parlamentar de Adoção e Pró-Convivência Familiar da Alesp, deputada Rita Passos; e pelo também integrante da CIJ e juiz da Vara da Infância e da Juventude de Santo Amaro, Iasin Issa Ahmed.

        A deputada Rita Passos e os juízes integrantes da CIJ Eduardo Rezende Melo, Dora Aparecida Martins de Morais e Reinaldo Cintra Torres de Carvalho foram os palestrantes do seminário. Abordaram o processo de adoção, as novas diretrizes do atendimento interinstitucional, o papel dos grupos de apoio, entre outros aspectos. “53% dos pais adotivos querem crianças até dois anos, no entanto, somente 2% das crianças atendem esse perfil. Só 1% desses candidatos aceitam crianças maiores de onze anos, que representam 70% das que aguardam um lar”, contou a deputada. “Adoção não é caridade, é um ato de muita emoção, de muita entrega, mas de absoluta razão”, enfatizou a juíza Dora Martins.

        A desembargadora Maria Olívia Alves fez o encerramento do seminário: “A iniciativa de discutir a adoção tem o mérito de tentar dissolver ideias errôneas, que persistem, para assim melhorarmos a prestação jurisdicional”. É possível assistir à íntegra o evento pelos links www.apamagis.com.br/palestras e www.youtube.com/user/apamagisvideo.

 

        Comunicação Social TJSP – VG (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP