Coordenadoria de Apoio aos Servidores - Em busca do bem-estar do funcionário

Desde o início do ano, setor já respondeu a mais de 7 mil solicitações encaminhadas por serventuários

        A Coordenadoria de Apoio aos Servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo (CAPS) foi criada pelo presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, para ser um canal de comunicação entre os funcionários e a Administração do Tribunal.

        Vinculada diretamente ao Gabinete da Presidência e sob a coordenação de Cláudia Braccio Franco Martins – que é secretária da Presidência do TJSP –, a CAPS tem, como finalidade principal, prestar apoio aos servidores do Judiciário nas mais diversas demandas, como pedidos de transferência, solicitações de instalação de equipamentos em prédios da Capital e do Interior, sugestões, questionamentos sobre palestras e cursos e reclamações sobre assédio moral no ambiente de trabalho. O setor auxilia, ainda, em conjunto com a Escola Judicial dos Servidores (EJUS), no planejamento e organização de todas as palestras realizadas pela Presidência, desde a divulgação e inscrição de funcionários – nas modalidades presencial e ensino a distância – bem como no acompanhamento das transmissões e apoio durante as apresentações. Até esta data, nas palestras deste ano, houve 6,3 mil inscritos. “A CAPS é um setor especializado em atendimento ao funcionário. Buscamos diagnosticar os pontos críticos, registrando informações e dúvidas trazidas por eles, de modo a valorizar e apoiar o servidor para proporcionar uma melhor prestação jurisdicional”, diz Patrícia de Rosa Pucci, supervisora da unidade.

        Cabe também à Coordenadoria elaborar ofícios para autorizar ou excluir funcionários que trabalham em mutirões realizados junto à Diretoria de Execuções de Precatórios e Cálculos do Tribunal de Justiça de São Paulo (Depre), ao Departamento de Execuções Criminais (Decrim) e ao Setor de Execuções contra a Fazenda Pública, bem como organizar os dados estatísticos dos resultados obtidos nesses mutirões.

        O servidor que quiser entrar em contato com a CAPS pode fazê-lo pessoalmente – a unidade está instalada na sala 1.310, no 13º andar do Fórum João Mendes Júnior –, das 9 às 19 horas; por meio do telefone (11) 2171-6438; pelos e-mails caps@tjsp.jus.br e caps1@tjsp.jus.br ou pelo Canal Direto com o Presidente, no ícone disponível na intranet do Tribunal. De acordo com a mais recente estatística do setor, foram recebidas e respondidas, desde o início da gestão até o dia 25 de junho, 7.135 mensagens. Desse total, 5.049 foram enviadas pelo Canal Direto com o Presidente – o desembargador José Renato Nalini responde pessoalmente a todos os questionamentos, com apoio da CAPS – e as demais, por intermédio dos endereços de e-mail e telefone da unidade.

        Outros 60 servidores buscaram atendimento diretamente no local, dos quais 40 relataram a ocorrência de assédio moral nas unidades em que trabalham – hipóteses em que os funcionários são expostos a situações constrangedoras por seus superiores hierárquicos. As denúncias formuladas foram analisadas pela Assessoria da Presidência do Tribunal, que determinou, nos casos de procedência da reclamação, a aplicação das medidas necessárias para coibição do assédio. Os dados do denunciante são sempre mantidos em sigilo.
        
Patrícia Pucci acredita que o fato de ser um setor criado para dar apoio aos servidores e a forma como as solicitações são atendidas têm feito com que os bons resultados apareçam rapidamente. Para ela, o retorno recebido dos que procuram a Coordenadoria torna o trabalho bastante recompensador. “Nosso contato é direto com os funcionários, o que faz com que eles se sintam mais seguros em nos procurar. Ouvimos suas dúvidas e queixas e buscamos os melhores caminhos para efetivamente solucioná-las e não somente fazer promessas. É muito gratificante trabalhar aqui, pois conseguimos ajudar os servidores que nos procuram e, assim, temos a certeza do dever cumprido.”

        P.S.: Texto originalmente publicado no DJE de 2/7/14

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