TJSP promove palestra sobre glaucoma a magistrados e servidores

        A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), com apoio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS) e Secretaria da Área da Saúde (SAS), realizou hoje (17) mais uma etapa do Simpósio Qualidade de Vida no Serviço Público. A médica oftalmologista Nadia Moysés foi convidada para falar sobre ‘Glaucoma – Como Evitá-lo’.

        O evento reuniu 91 servidores e magistrados na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior e foi transmitido pela internet a outros 607 participantes de 132 comarcas do interior e litoral do Estado.

        A abertura do encontro foi feita pelo juiz assessor da Corregedoria e coordenador da equipe judicial, Durval Augusto Rezende Filho, que ressaltou a seriedade do encontro. “A escuridão torna a vida mais difícil, então precisamos cuidar bem dos nossos olhos, indispensáveis para uma boa qualidade de vida. Por isso todo esse empenho em trazer uma especialista para esclarecer dúvidas e nos mostrar como podemos evitar essa doença”, afirmou.

        Nadia Moysés falou sobre a importância da prevenção de doenças, já que alguns problemas de visão apresentam sintomas apenas em estágio avançado. “O glaucoma é a primeira causa de cegueira irreversível no mundo. É uma doença muito comum e poucas pessoas sabem como evitá-la. Não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de evitar a perda da visão.”

        O glaucoma é causado pelo aumento da pressão interna do olho. Ele provoca lesão no nervo óptico e no campo visual, podendo causar cegueira se não for tratado a tempo. “É uma perda lenta, silenciosa e agressiva, que pode demorar muitos anos para ser percebida”, disse Nadia.

        A médica também explicou que existem mais de 40 tipos de glaucoma e que alguns fatores de risco favorecem o aparecimento da doença, como miopia elevada e hereditariedade. Ao final do encontro, ela esclareceu dúvidas dos presentes e recebeu do Tribunal uma lembrança e um certificado de participação.

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP