TJSP inaugura retratos dos ex-presidentes de Seção

         O Tribunal de Justiça de São Paulo homenageou, na tarde de hoje (11), os ex-presidentes das seções de Direito Público, Privado e Criminal no biênio 2012-2013, desembargadores Samuel Alves de Mello Júnior, Antônio José Silveira Paulilo e Antonio Carlos Tristão Ribeiro, respectivamente, cujos retratos foram inaugurados nas Galerias de Ex-Presidentes de Seções, também inauguradas hoje. Os magistrados estavam acompanhados de suas esposas, senhoras Marly Alves de Melo, Maria Clauderes Salla Paulilo e Rosana Barreira.

         O presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, conduziu a solenidade, acompanhado dos demais integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), desembargadores Eros Piceli (vice-presidente), Hamilton Elliot Akel (corregedor-geral da Justiça), Ricardo Mair Anafe (presidente da Seção de Direito Público), Artur Marques da Silva Filho (presidente da Seção de Direito Privado) e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (presidente da Seção de Direito Criminal).

         Artur Marques, escolhido orador em nome dos atuais presidentes de Seção e do TJSP, destacou a trajetória dos colegas no Poder Judiciário. “Pelos seus títulos, e nas atividades públicas, bem assim nas presidências das seções, sempre atuaram com tirocínio impecável para a solução dos problemas amiúde colhidos, com criatividade e elevado conteúdo jurídico. Sempre resolveram as questões, por mais intrincadas, que lhe foram submetidas, não só de modo invulgar, mas com soluções sábias, equilibradas e edificantes.”

         Os ex-presidentes fizeram breve uso da palavra e agradeceram as homenagens. “Lanço um olhar para o passado, revejo e relembro os passos da minha carreira, e me sinto feliz e confortado por verificar que o tempo não abateu e nem diminuiu o amor e o entusiasmo que sinto pela Magistratura e nem a crença e a fé que deposito na Justiça”, afirmou Antonio Carlos Tristão Ribeiro. “Agradeço, de coração, as belas palavras a mim dirigidas”, disse Silveira Paulilo emocionado. “Posso dizer aos meus amigos e à cúpula do Tribunal, aqui presente, que me sinto um homem realizado e esta homenagem tem, para mim, um peso muito significativo”, destacou Samuel Alves.

         Ao encerrar a solenidade, o presidente Renato Nalini falou sobre a importância da preservação da história do Tribunal. “Quando jovens, olhávamos esses retratos e os nomes lendários, sonhando com a Justiça. Hoje nós somos os retratos, porque cada um fez o melhor possível para que esta casa continuasse sendo o refúgio daqueles que têm os direitos feridos. Estes retratos são o resultado da construção da história de cada um.”

         Também prestigiaram a cerimônia o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; o defensor público-geral do Estado de São Paulo, Rafael Valle Vernaschi; o subprocurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Arnaldo Hossepian Salles Lima Júnior, representando o procurador-geral; o chefe da Procuradoria Judicial, representando o procurador-geral do Estado de São Paulo, Olavo José Justo Pezzotti; o presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Renzo Leonardi, representando o presidente; o presidente da Cooperativa dos Magistrados de São Paulo, desembargador Heraldo de Oliveira Silva; o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Walter de Almeida Guilherme; o ouvidor do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Mohamed Amaro; o ex-vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini; o ex-corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal; o presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Felipe Locke Cavalcanti; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Sérgio Rosenthal; o presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, conselheiro Edson Simões; o chefe da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça, tenente coronel PM Washington Luiz Pestana Gonçalves, representando o comandante-geral; o chefe do gabinete da presidência do Tribunal de Justiça e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bonfim; desembargadores, magistrados, integrantes do Ministério Público e das advocacias privada e pública, servidores, amigos e familiares dos homenageados.
        Veja mais fotos no flickr

 

         Comunicação Social TJSP – DA (texto) / AC e GD (fotos)
         
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP