TJ + Sustentável - Simples ações hoje. Grandes resultados amanhã

Corte paulista lança projeto TJ + Sustentável para estimular o consumo consciente entre servidores e magistrados

 

        Adriana Oliveira trabalha no maior fórum da América Latina, o João Mendes Júnior, na capital paulista. Ela é escrevente da Unidade de Processamento Judiciário (UPJ) e todos os dias, quando sai para sua hora de almoço, desliga o computador para economizar energia. 

        A ação pode parecer sem importância, mas se as três mil pessoas que trabalham no prédio tiverem a mesma preocupação, o fórum economizará 24.420 quilowatt-hora (kWh) em um mês, o suficiente para abastecer 150 casas (segundo o site da Embrapa). “Nasci em uma época em que o planeta já enfrentava grandes ameaças, como a extinção de animais e níveis elevados de poluição. Tenho consciência de que os recursos são finitos e que cada um precisa fazer a sua parte para o futuro do planeta”, diz a servidora.

        Justamente com o objetivo de estimular atitudes como a de Adriana entre servidores e magistrados, o Tribunal de Justiça de São Paulo lançou, na última quinta-feira (7), o TJ + Sustentável, projeto-piloto que envolve 12 prédios do Judiciário em uma competição saudável pelo consumo consciente de recursos naturais e de bens públicos (veja relação no box desta matéria). 

        A meta é reduzir o uso de água, energia, telefonia e copos descartáveis. Ao término do projeto, em dezembro, o fórum vencedor será premiado com o “Selo Verde” e receberá cinco bicicletas – doadas por entidade parceira –, que serão sorteadas entre os servidores. 

        Para tornar a competição mais divertida, foi desenvolvido um jogo pela internet: cada edifício participante terá uma árvore virtual, que ficarámais seca ou mais frondosa de acordo com a economia alcançada. Os dados de consumo serão inseridos na plataforma do jogo pelos administradores dos prédios e todos poderão acompanhar o desempenho das unidades e a classificação geral.

 

        Ideia

        Desde o início da atual gestão, a Presidência do TJSP tem adotado iniciativas voltadas à sustentabilidade, como o Projeto CultivAR e o “100% Digital”, que apesar de ter foco na implantação do processo digital, apresenta expressivos reflexos para o meio ambiente em razão da redução do uso de papel.

        Neste ano, foi composta equipe para colocar em prática o TJ + Sustentável, programa desenvolvido originalmente pelo Judiciário do Rio Grande do Norte e implantado no TJSP por meio de convênio. “O objetivo primordial do TJ não é economizar. Trata-se de algo mais importante: plantar a semente da sustentabilidade na família forense, porque o nosso planeta precisa de ajuda e devemos ter consciência da quantidade de lixo que produzimos e dos recursos naturais que consumimos. Não é economia para o Estado. É economia para nossas vidas”, afirma o juiz assessor da Presidência Mario Sérgio Leite, que coordena o projeto.

 

        Economia

        Para marcar o lançamento do TJ + Sustentável, foi realizada a palestra “Liderança e Sustentabilidade”, com o consultor empresarial Ricardo Voltolini. Entre os pontos abordados, o especialista mencionou a necessidade de engajamento dos colaboradores para que projetos dessa natureza apresentem resultados.

        No Fórum de Ribeirão Preto, as funcionárias Sandra Vendruscolo e Carla Madalena são exemplos para os colegas. As duas já tinham o hábito de levar uma caneca ou garrafa para o trabalho e, dessa forma, evitar o uso de copos descartáveis. Se cada um fizer a mesma coisa, a redução no lixo gerado será considerável. Apesar de ter que lavar o copo ou caneca, a quantidade de água utilizada não chega ao total necessário para fabricar os copos.

        O site do projeto – www.tjsp.jus.br/tjsustentavel – conta com essa e outras dicas de consumo consciente. A partir de 1º de julho serão exibidos na página os primeiros resultados da competição entre os fóruns. Acesse, acompanhe e colabore com um TJ + Sustentável.

 

        Relação dos fóruns participantes 

        Comarca da Capital (1ª RAJ)

        • Fórum João Mendes Júnior

        • Fórum Ministro Mário Guimarães

        • Fórum Hely Lopes Meirelles


        Comarca de Lins (2ª RAJ)

        • Fórum Doutor Daniel Saraiva

 

        Comarca de Jaú (3ª RAJ)

        • Fórum Doutor Antonio Hermógenes Altenfelder Silva

 

        Comarca de Rio Claro (4ª RAJ)

        • Fórum Desembargador Paulo Colombo Pereira de Queiroz

 

        Comarca de Presidente Prudente (5ª RAJ)

        • Fórum Desembargador Francisco de Souza Nogueira

 

        Comarca de Ribeirão Preto (6ª RAJ)

        • Fórum João Alves Meira Junior

 

        Comarca do Guarujá (7ª RAJ)

        • Fórum Desembargador Mário de Almeida Pires

 

        Comarca de São José do Rio Preto (8ª RAJ)

        • Fórum Desembargador Dimas Rodrigues de Almeida

 

        Comarca de São José dos Campos (9ª RAJ)

        • Fórum Desembargador Joaquim Cândido de Azevedo Marques

 

        Comarca de Capão Bonito (10ª RAJ)

        • Fórum Desembargador Benedicto Jorge Farah
    

        N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 13/5/15

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC e SC (fotos) 
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP