Presidente Nalini profere palestra no curso ‘Teorias da Justiça’, na EPM

        O curso Teorias da Justiça, da Escola Paulista da Magistratura (EPM), recebeu hoje (8) palestras do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo e coordenador do curso, desembargador José Renato Nalini, e do professor e subcoordenador Luiz Paulo Rouanet. Também participaram o diretor em exercício da EPM, desembargador Itamar Gaino, e o diretor da Secretaria da Presidência, Wilson Levy Braga da Silva Neto.

        Nalini discorreu sobre o desafio da construção de sociedades mais justas. “Liberdade, segurança, bem estar, desenvolvimento, igualdade e Justiça, constantes do preâmbulo constitucional, são os valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos. E algo que está nos impulsionando na Justiça de São Paulo como ditame do pacto federativo é o comprometimento com a solução pacífica das controvérsias”, disse.

        Rouanet desenvolveu o tema “Para uma sociedade mais justa”. O palestrante retomou reflexões próprias, desenvolvidas ao longo do curso, sobre pobreza, fome, corrupção e desigualdade. “Creio que o curso foi bastante satisfatório, e tivemos a oportunidade de examinar a questão da Justiça de diversos ângulos: jurídico, político, social e internacional, principalmente.”

        Com a participação de juízes estaduais, o curso examinou desde as bases da Filosofia Política moderna até as práticas jurídicas contemporâneas. As atividades serão concluídas no próximo dia 22, com discussão e análise de uma decisão judicial, à luz de um dos referenciais teóricos expostos pelos palestrantes.

 

        Comunicação Social TJSP – ES (texto e foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP