Fórum de Jaú é campeão do TJ + Sustentável

        O Fórum de Jaú é o vencedor do projeto-piloto TJ + Sustentável. Graças à participação de servidores e magistrados, a unidade economizou, entre maio e novembro deste ano, 20% de água, 15% de energia, 25% de telefone e 100% de copos descartáveis (em comparação com o mesmo período de 2014). No próximo dia 10, no salão do júri da comarca, será a cerimônia de entrega do “Selo Verde” ao fórum. Na mesma ocasião, serão sorteadas cinco bicicletas entre os servidores, que foram doadas por entidade parceira.

 

        Economia

        No projeto-piloto, um game virtual contou com a participação de 12 prédios do TJSP no Estado (veja lista abaixo) pela economia de recursos naturais e bens públicos. Todas as unidades tiveram bom desempenho.

        Somando os resultados dos fóruns participantes nos últimos sete meses (período do jogo), o Judiciário paulista economizou:

        - 9.786 m³ de água

        - 267.473 kWh de energia

        - R$ 22.835,12 em contas de telefone

        - 641.500 copos descartáveis

 

        “O TJ + Sustentável não foi apenas um projeto-piloto; mais que isso, ensinou-nos a diminuir, repartir, somar e multiplicar. Diminuímos o consumo de água, energia, telefonia e descartáveis. Repartimos, por meio de um game, o sentimento da competição saudável, verdadeira e estimulante. Multiplicamos ações simples que trarão grandes resultados amanhã. Jaú merece o ‘Selo Verde’, mas, no ranking do agradecimento, todos os participantes merecem o nosso muito obrigado extensivo ao comitê do projeto, sob a gestão dos juízes Mário Sérgio Leite e Fernando Antonio Tasso” – desembargador José Renato Nalini – presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo.

 

        TJ+ Sustentável

        O projeto foi desenvolvido pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Norte e implantado no Tribunal de Justiça de São Paulo graças a convênio firmado entre as duas Cortes, em dezembro de 2014. No piloto, foram escolhidos 12 prédios, contemplando as dez Regiões Administrativas Judiciárias. Participaram:

        - Comarca da Capital (1ª RAJ) 

•      Fórum João Mendes Júnior

•      Fórum Ministro Mário Guimarães

•      Fórum Hely Lopes Meirelles

        - Comarca de Lins (2ª RAJ)

        - Comarca de Jaú (3ª RAJ)

        - Comarca de Rio Claro (4ª RAJ)

        - Comarca de Presidente Prudente (5ª RAJ)    

        - Comarca de Ribeirão Preto (6ª RAJ)

        - Comarca do Guarujá (7ª RAJ)

        - Comarca de São José do Rio Preto (8ª RAJ)

        - Comarca de São José dos Campos (9ª RAJ)

        - Comarca de Capão Bonito (10ª RAJ)

         A meta dessas unidades era reduzir o consumo de água (em 6%), energia (6%), telefonia (7%) e copos descartáveis (10%), de acordo com a média de consumo calculada pelo comitê organizador.

        Os dados de consumo dos prédios eram inseridos no jogo virtual, hospedado no hotsite do TJ + Sustentável, que mostrava o desempenho de cada unidade e a classificação geral. Cada uma das unidades tinha uma “árvore virtual”, que ficou mais seca ou mais frondosa de acordo com os resultados de economia alcançados. Confira aqui.

        Mais detalhes do projeto estão no regulamento.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (foto) / MC (arte)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP