Servidores participam de última aula do curso ‘Transformando Vidas’

        A Fraternidade Judiciária encerrou na última sexta-feira (4) o projeto Transformando Vidas, com a aula “Como definir seus objetivos e quais ações para concretizá-los. Mapeando potencialidades para transformar seu ambiente de trabalho com menos conflito, mais eficiente e agradável”. O curso, oferecido a servidores, foi ministrado pela supervisora administrativa e orientadora financeira do programa Quali Vida da Fundação da Fraternidade Judiciária, Cristiane Regina Perfídio Maeda, e a educadora financeira da mesma instituição, Magali Fernandes Oliveira da Silva.

        Ao longo de seis encontros, foram dispostos variados temas, como “estudo de padrões de comportamento dos traços de personalidade”; “Cinco pilares da automotivação”; “Mapeando potencialidades para transformar seu ambiente de trabalho num local com menos conflito, mais eficiente e agradável”, entre outros.

        O objetivo foi estimular o autoconhecimento dos participantes em relação ao seu comportamento, a percepção de seus pontos fortes e fracos, e, consequentemente, proporcionar uma convivência mais harmoniosa com familiares, colegas de trabalho, amigos e na vida em sociedade.

        Cristiane Maeda avalia que o curso surtiu o efeito desejado. “Os participantes nos relatam a mudança de mentalidade, da maneira de encarar os desafios cotidianos. A vivência no curso reflete na vida, tanto no ambiente familiar e também no trabalho”, comemora. “A liberdade de expressão que as pessoas encontraram no curso fez com que os participantes pudessem ver a vida com mais tranquilidade, além de desenvolver a tolerância. Tudo isso reflete no profissionalismo, uma vez que proporciona melhora no desempenho do trabalho em equipe”, destacou Magali.

        Durante a última aula, foram organizados grupos para avaliar de que maneira o conteúdo tem influenciado no dia-a-dia. Luzimara, Jacqueline, Maria José, Fátima Regina, Lourdes Mami, Roseli e Andrea relataram que passaram a ver a vida de forma diferente. “Os desafios se tornaram mais intensos já que agora não temos mais receio deles. Passamos a nos autoavaliar e encará-los de forma diferente”, disseram. “Esperamos que no próximo ano possamos contar com o módulo 2 deste curso”, pediram.

        No encerramento, todos assistiram um vídeo com o poema de Carlos Drummond de Andrade, que inspirou os presentes: “Não importa onde você parou…em que momento da vida você cansou…o que importa é que sempre é possível e necessário ‘Recomeçar’”.

        Ao final, Cristiane e Magali propuseram um roteiro de propósito de vida. “Estabeleçam metas diárias, usem calendário para se programarem e comemorem cada vitória alcançada”, incentivaram.

             

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / DG (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP