EJUS conclui ‘Programa de Preparação para a Aposentadoria’

        A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) concluiu hoje (4), em sua sede, o primeiro curso Programa de Preparação para a Aposentadoria, ministrado a 160 funcionários na modalidade presencial e 400 pelo método de ensino a distância.

        Com a finalidade de ajudar a construir um sentido para essa nova etapa da vida dos servidores do TJSP, o curso buscou incentivar a reflexão sobre os diversos aspectos que envolvem a aposentadoria (legais, biológicos, psicossociais, previdenciários e financeiros, entre outros). Teve como base legal e institucional o Programa Preparatório para Aposentadoria (PPA), implantado no TJSP para a valorização do servidor.

        Na palestra de encerramento, a psicóloga judiciária Maristela Colombo, coordenadora do curso, abordou o tema “Reinserção produtiva – valorização social e manutenção da qualidade da vida”. Discorreu sobre a possibilidade de construção de uma nova carreira; a descoberta de novas habilidades e potencialidades; a elaboração de projetos de vida e, sobretudo, de uma nova visão de mundo de forma prazerosa.

        A escrevente Neusa Silva Maebara, participante do curso, falou sobre as perspectivas. “Foi ótimo. Me trouxe ideias do que fazer no dia a dia da aposentadoria para não a transformar em uma rotina e cair em depressão, como curtir a vida, viajar e cuidar do meu corpo; mesmo porque sou uma pessoa muito ativa”.

        Também foram palestrantes do curso a assistente social Eliana Aparecida Gonçalez Albonette Frois, a psicóloga Mara Cristina Lourenço Lara Leite Pavanello, a diretora de frequência e benefícios de servidores, Maria de Fátima Ferreira Rendohl, e a coordenadora de benefícios, Eliana Araujo Dias, ambas da SGRH.

 

        Comunicação Social TJSP – ES (texto e fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP