Concerto celebra Justiça paulista

“Iniciamos a gestão 2014/2015 com música: o concerto na Sala São Paulo. Agora a encerramos também com música. Nesse espaço temporal tentamos todos juntos produzir musicalidade na Justiça. Perseguir a harmonia mediante atenuação, rumo à utópica eliminação das dissonâncias resultantes do convívio.”


        Com essas palavras, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, iniciou seu discurso no “Concerto de Fim de Ano – Homenagem à Justiça”, que aconteceu na última segunda-feira (7), no Theatro Municipal.

        A poucos dias do término da atual gestão, o clima era de despedida e de celebração pelos resultados. Entre os vários projetos implantados nos últimos dois anos e mencionados pelo presidente, destacam-se o Cartório do Futuro, as audiências de custódia, o teletrabalho, e o 100% Digital – “case universal de automação integral do maior Tribunal de Justiça do planeta”.

        Nalini agradeceu a todos que o ajudaram em sua caminhada: servidores – “patrimônio maior do Judiciário” –, magistrados, entidades parceiras e colegas do Conselho Superior da Magistratura e do Órgão Especial.

        O presidente eleito para o próximo biênio, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, parabenizou seu antecessor. “É bonita a vida de um grande magistrado como Nalini, que nos últimos quatros anos – como corregedor e presidente do TJSP – se dedicou como ninguém à causa da Justiça. E essa homenagem transpassa para todos os magistrados do nosso Estado.” Elogiou, ainda, o empenho dos funcionários do Judiciário e aproveitou a oportunidade para agradecer a confiança dos colegas que o elegeram.

        Antes do concerto e dos discursos, foi exibido um vídeo com momentos importantes dos anos 2014 e 2015. Imagens de inaugurações, celebração de convênios, projetos, reuniões de trabalho, entre outras integraram a homenagem ao presidente Renato Nalini.

        A festa para o Judiciário paulista contou com a apresentação de uma bela obra que mescla o erudito e o popular: “Missa de Alcaçus”, do compositor Danilo Guanais. A peça foi executada pelo Coral Paulistano Mário de Andrade e pela Camerata Paulista, sob a regência de Martinho Lutero Galati de Oliveira. Os solistas coroaram o concerto: Lulinha Alencar (sanfona), Azael Rodrigues (bateria), Caio Ferragini (percussão) e João Francisco Botosso (violão).

        Na plateia, autoridades, desembargadores, juízes, mas, especialmente, servidores, que se inscreveram e foram contemplados com a maior parte dos convites.

        O motivo da comemoração foi o “Dia da Justiça” (8 de dezembro). As últimas palavras do discurso do presidente Nalini foram um verdadeiro lembrete para a sociedade. “Prestigiemos todos o valor Justiça, síntese de todas as virtudes e bem primordial para a preservação da vida digna e que, desrespeitado, ainda que em doses mínimas, causa a morte da alma, o que é muito mais doloroso do que a morte física.”

        O evento foi prestigiado também pelo vice-presidente do TJSP, Eros Piceli; pelo secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, representando o governador; prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo Dias de Moura Ribeiro; vice-presidente do TJSP, eleito para o biênio 2016/2017, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; presidente da Associação Paulista de Magistrados, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto; juíza Laura Oliveira Macedo, representando o presidente da Seção de Direito Público; secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes; comandante do IV Comar – Comando Aéreo regional, major-brigadeiro do ar, Marcelo Kanitz Damasceno; presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, conselheira Cristina de Castro Moraes; presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região, desembargadora Silvia Regina Pondé Galvão Devonald; deputado estadual Itamar Borges; ouvidor do TJSP, desembargador Mohamed Amaro; ouvidor do Governo do Estado de São Paulo, Gustavo Úngaro; subprocurador-geral de Justiça, José Antonio Franco da Silva, representando o PGJ; juíza diretora de Formação e Cultura da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do trabalho, Silvana Abramo Margherito Ariano, representando o presidente; vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Ivette Senise Ferreira, representando o presidente; presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Leonardo Sica; presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; muitos desembargadores, juízes, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, integrantes da Academia Paulista de Letras, artistas e servidores.

        Mais fotos no Flickr.  

        Veja o vídeo 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC, GD, RL e DG (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP