Ex-presidente José Renato Nalini despede-se da Magistratura

        Após quase 40 anos de carreira, o desembargador José Renato Nalini, ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (biênio 2014-2015), deixa a Magistratura. Sua aposentadoria foi publicada ontem (26) no Diário da Justiça Eletrônico. Ele deixa o TJSP para assumir o posto de secretário da Educação do Estado de São Paulo, a convite do governador Geraldo Alckmin.
        Em carta de despedida enviada ao atual presidente da Corte, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, Nalini reforçou o intenso carinho que sente pela Justiça Bandeirante. "
Fui muito feliz no Poder Judiciário de meu Estado, ao qual tudo devo. Procurei exercer a jurisdição com zelo e profundo amor. Nunca deixei de me interessar pelo contínuo aprimoramento do sistema Justiça”, escreveu. “Deixo aqui as quatro décadas mais felizes de minha existência e a minha gratidão imorredoura a quantos contribuíram para isso”.
        
Leia a íntegra da carta.

        José Renato Nalini nasceu na cidade de Jundiaí em 1945 e formou-se em Direito pela Universidade Católica de Campinas, turma de 1970. Foi promotor de Justiça, cargo que assumiu em 1973. Ingressou na Magistratura em 1976, como juiz substituto da 13ª Circunscrição Judiciária, com sede em Barretos. Também trabalhou nas comarcas de Monte Azul Paulista, Itu e Jundiaí, além da Capital. Foi promovido, em 1993, ao cargo de juiz do Tribunal de Alçada Criminal, onde ocupou os cargos de vice-presidente e presidente. É desembargador desde 2004. Foi eleito para integrar o Órgão Especial do TJSP por duas vezes. No biênio 2012-2013 exerceu o cargo de corregedor-geral da Justiça e presidiu o TJSP durante o biênio 2014-2015.

        Nalini é mestre e doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP). É professor desde 1971, atividade que nunca deixou de exercer, tendo lecionado em diversas instituições.

        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP