José Renato Nalini toma posse como secretário Estadual da Educação

        O ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, tomou posse hoje (28) como novo secretário da Educação do Estado de São Paulo. Nalini presidiu a Corte no biênio 2014/2015 e, após quase completar 40 anos dedicados ao Judiciário paulista, aposentou-se da Magistratura nesta semana.

        A cerimônia de posse aconteceu pela manhã, no Palácio dos Bandeirantes, e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin; do vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, que representou o presidente; do vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcio França; do secretário estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, desembargador Aloísio de Toledo César; do secretário municipal da Educação, Gabriel Chalita, representando o prefeito de São Paulo; do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Dias de Moura Ribeiro e da secretária-adjunta da Educação, Cleide Bochixio.

        Em seu discurso, Nalini destacou a importância do aprendizado para o desenvolvimento dos indivíduos e da cidadania. “A educação representa a chave para a resolução de todos os problemas brasileiros. Povo educado edifica a nação,” afirmou. Em seguida, conclamou a responsabilidade de toda a sociedade para a promoção da educação no Brasil e disse que o Poder Público tenta fazer sua parte. Ressaltou que incrementará o diálogo no decorrer de sua atuação.

        O governador enalteceu o currículo de Nalini, em especial a devoção ao serviço público. “Ele tem a vocação de servir. Buscamos nele o educador que ensina pelo exemplo e o gestor, com capacidade de diálogo”, afirmou Alckmin.

        Também prestigiaram a solenidade o decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; o presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal (Abdcrim) e presidente da Cátedra Sergio Vieira de Mello da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Agência da ONU para Refugiados (Acnur), desembargador Marco Antonio Marques da Silva; o diretor eleito da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Antonio Carlos Villen, representando o atual diretor; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Jayme Martins de Oliveira Neto; o cônsul geral de Portugal em São Paulo,  Paulo Lopes Lourenço; muitos desembargadores e juízes; secretários estaduais; deputados federais e estaduais; profissionais da área da Educação; membros do Ministério Público, da Advocacia e da Defensoria Pública, autoridades civis, militares e eclesiásticas; integrantes da Academia Paulista de Letras; empresários; líderes de partidos políticos, representantes de entidades do terceiro setor; a esposa do empossado, Sra. Maria Luiza; irmãs; filhos e demais parentes; servidores do Executivo e do Judiciário; amigos e convidados.

        Logo após o evento, Nalini concedeu entrevista coletiva à imprensa.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / GD (fotos) secretaria da justiça e Ciete Silvério
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP