Gestão Participativa – Paulo Dimas visita Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães

        O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, esteve hoje (16), pela primeira vez após a sua posse e em continuidade à gestão participativa que pretende para o biênio 2016/2017, em visita ao Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães, na Barra Funda. Acompanhado pelo juiz assessor chefe do Gabinete Civil da Presidência, Fernando Figueiredo Bartoletti e pelo chefe da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça, coronel PM Sérgio Moretti, o presidente foi recebido pelo juiz diretor do fórum, Paulo Eduardo de Almeida Sorci, juízes e servidores.

        A visita, além da franca conversa com os magistrados, incluiu o setor de audiências de custódia, instalado em fevereiro de 2015, destinado a analisar a situação dos presos em flagrante após as 24 horas subsequentes à prisão. Nessas audiências o magistrado decide se a pessoa vai responder ao processo, em liberdade ou preso. Para ter conhecimento in loco da estrutura e funcionamento, Paulo Dimas acompanhou a realização de uma das audiências realizadas no dia. Na oportunidade, conversou com o juiz responsável pelo setor, Antônio Maria Patiño Zorz, corregedor do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo) e destacou a importância da implantação das audiências de custodia, elogiando a estrutura do setor e o trabalho que tem sido realizado. Aproveitou, também, para visitas as obras das novas instalações das audiências de custódia – com término previsto para o final de abril –, ouviu números de atendimentos (em dia de maior movimento realizou 174 audiências), visitou a carceragem onde os presos aguardam o encaminhamento e os locais, desde a chegada e deslocamento até a sala de audiência, até a soltura ou transferência para a unidade prisional designada.

        Ao encerrar a visita, Paulo Dimas fez uma pequena explanação aos magistrados sobre os planos de gestão, "ontem mesmo, na Abertura do Ano Judiciário e posse do Conselho Superior da Magistratura, fiz questão de enaltecer a valorização da Justiça estadual, a proximidade da Justiça estadual com o cidadão, e estamos aqui para acompanhar de perto as angústias e aflições dos colegas. Esse é um mundo de problemas e de soluções e neste fórum as pessoas se assuntam com a dimensão do trabalho que vocês realizam".
        Numa espécie de prestação de contas, desse pouco mais de um mês à frente do Poder Judiciário, destacou os encontros que manteve em Brasília, com integrantes dos tribunais superiores e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os temas discutidos que dizem respeito aos interesses do judiciário paulista. Falou também da questão orçamentária, do necessário ajuste de orçamento para as necessidades de servidores e magistrados e na importância de se investir na capacitação dos servidores, em especial, em razão do processo digital. Paulo Dimas se colocou à disposição dos colegas, lembrando que sua sala estará sempre de portas abertas e que a Presidência está atenta aos projetos de lei de interesse do Judiciário, em tramitação tanto na Assembleia Legislativa quanto no Congresso Nacional, a fim de aprimorar a prestação jurisdicional, atender às expectativas da população e manter o prestígio do Poder Judiciário.

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – RP (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP