EPM inicia 9º Curso de Especialização em Direito Público

        Com a aula magna “A formação do pensamento político na Antiguidade Clássica – Péricles, Platão e Aristóteles”, ministrada pelo professor Alysson Leandro Barbate Mascaro, teve início, no último dia 15, o 9º Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Público, da Escola Paulista da Magistratura (EPM).

        A mesa de trabalhos teve a participação dos coordenadores do curso, desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho, conselheiro da EPM eleito para o biênio 2016/2017, e juízes Luis Manuel Fonseca Pires e Marcos de Lima Porta, assim como do desembargador Luís Paulo Aliende Ribeiro.

        Na abertura, Paulo Magalhães agradeceu a participação do palestrante e interesse dos alunos, e destacou que o curso recebeu mais de 400 inscrições para 150 vagas. “São temas modernos, de alta indagação, que compõem um conjunto de reflexões necessário para aqueles que querem se especializar no âmbito do Direito Público”, disse.

        Alysson Mascaro apresentou panorama histórico sobre a formação do pensamento político, das relações sociais e da noção do que é público, com base nos modos de produção e organização social desenvolvidos no Ocidente: escravagismo, feudalismo e capitalismo. Também recordou o surgimento da Filosofia e do pensamento político na antiguidade, na Grécia, entre os séculos VI a IV a. C. (“Século de Péricles”), quando os atenienses, pela primeira vez na história, buscaram uma explicação não divina para o poder, organizando a democracia.

        Entre outros assuntos abordados, o palestrante destacou o livro A República, de Platão, como “a obra que estrutura o pensamento político dos antigos e que baseou quase tudo que se fala até hoje sobre política, estado, poder e organização social, seja a favor ou contra”.

 

        Comunicação Social TJSP – MA (texto e fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP