EPM inicia curso o “Desafios da gestão cartorária moderna”

        Com exposições dos juízes Maria Fernanda de Toledo Rodovalho e Rubens Hideo Arai, teve início ontem (25) o curso Desafios da gestão cartorária moderna da Escola Paulista da Magistratura (EPM). Ministrado presencialmente e a distância para magistrados e servidores, o curso é coordenado pelas juízas Alexandra Fuchs de Araújo, Maria Fernanda de Toledo Rodovalho e Andréa Galhardo Palma, que também integrou a mesa de trabalhos.

        Maria Fernanda Rodovalho fez uma explanação inicial sobre o objetivo do curso, de ampliar a produtividade, de forma regular e com qualidade, no contexto do gigantismo da Justiça paulista e da impossibilidade de se conseguir uma equivalência entre o número de servidores e o de processos. “Temos que fazer com que o nosso serviço de cartório seja produtivo, trabalhar com o mesmo numero de pessoal e metas de produtividade. O desafio da gestão cartorária vai exatamente nesse sentido e é essa a motivação do nosso curso”, ressaltou.

        Ela também destacou a ideia do Cartório do Futuro, implantado na gestão anterior, explicando que ele consiste em estruturar os gabinetes para as decisões e aparelhar a serventia para a realização dos atos ordinatórios. Salientou a importância da valorização dos servidores e a busca da excelência. “Quando conseguirmos esse padrão de excelência, teremos uma garantia de bons resultados para a sociedade, de melhores vencimentos para os servidores e de visibilidade do serviço público judicial”.

Rubens Hideo Arai apresentou alguns dados sobre o Judiciário paulista: uma jurisdição para 44,04 milhões de habitantes, equivalente a 27% das demandas nacionais, com orçamento de 10,1 bilhões para o exercício deste ano, 43.167 servidores ativos, e 2.599 unidades judiciais, distribuídas por 273 comarcas em dezembro de 2015.

        Ele fez uma retrospectiva dos avanços na modernização da Corte, entre elas, a visão sistêmica do trabalho judiciário, com a mudança do conceito de trabalho individual para o coletivo e a concentração de atividades em setores. Destacou também a valorização e capacitação de servidores e a padronização de rotinas e procedimentos cartorários, estabelecida em 2010 pelo Plano de Unificação, Modernização e Alinhamento (PUMA), que teve como objetivo implantar um sistema informatizado único (Sistema SAJ).

 

        Comunicação Social TJSP – ES (texto) / MA (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP