Fórum Criminal recebe palestras do Programa Saúde da Mulher

        A Secretaria da Área da Saúde (SAS) do Tribunal de Justiça de São Paulo realizou ontem e hoje (15 e 16), no Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães, duas palestras em mais uma edição do “Programa Saúde da Mulher”, dirigida a magistradas e servidoras.

        Na terça-feira, o psicoterapeuta Braz Cairo abordou o tema “Saúde Emocional da Mulher”. A programação foi aberta pelo Secretário da Área da Saúde, Tarcísio dos Santos, com a exposição de um breve currículo do palestrante, que deu início à sua fala destacando a importância da saúde emocional na formação do ser humano. Ele lembrou que quando se fala em ter uma boa saúde logo nos lembramos da saúde física. No entanto, 87% das pessoas falham por fatores comportamentais. No mercado de trabalho, por exemplo, em muitos casos, as pessoas são contratadas pela competência, mas são demitidas por motivos comportamentais.

        O palestrante falou sobre alguns segredos presentes em nosso cérebro, como o fato de não distinguir o real do imaginário e operar apenas no presente. Ele citou algumas experiências desenvolvidas por cientistas, como por exemplo, a do russo Ivan Pavlov, realizada com cachorros, que comprovou o condicionamento do cérebro. Braz Cairo abordou ainda a técnica do holograma e fez alguns exercícios com o público.

        Hoje foi a vez do médico clínico e gastroenterologista José Luiz Amuratti Gonçalves falar a respeito do tema “Controle do Peso – Vilões e Aliados”. Ele foi apresentado a magistradas e servidoras pelo coordenador da SAS, Marcelo Agnotti. O médico começou sua palestra mostrando números referentes à evolução da população brasileira no que se refere à obesidade. Ele próprio perdeu 22 quilos há alguns anos e conseguiu manter o peso desde então. Não toma remédio para controlar pressão arterial, colesterol e outros problemas de saúde que acometem grande parcela das pessoas de sua idade – 59 anos.

        Atualmente, cerca de 50% dos brasileiros estão acima do peso e os motivos para esse crescimento são os hábitos e a alimentação. Para o palestrante, se, ao término de sua fala, conseguir fazer com que pelo menos uma pessoa saia dali consciente da necessidade de mudar seu hábito alimentar ele terá cumprido sua missão. Ainda em relação a números, o médico revelou que precisamos consumir de 20 a 30 gramas de fibras por dia para o nosso intestino funcionar bem.

        Em relação à obesidade da população, que cresce a cada dia, revelou que estudos científicos demonstram que, na medida em que as fibras saíram do nosso prato, aumentaram as doenças coronarianas. Outros estudos revelam que sobrepeso e obesidade são resultado de um desequilíbrio na balança energética. Isso significa absorver calorias em demasia e praticar atividade física de forma insuficiente. E desmitificou uma desculpa aludida por muitos “gordinhos” para falar da dificuldade em perder peso: é culpa da tireoide. Ele revelou que a tireoide apenas determina, regula o ritmo do nosso metabolismo, comparando a glândula ao motor de um fusca, que funciona normalmente, mas, a partir do momento em que você vai colocando uma série de objetos dentro dele (que seriam os alimentos nocivos à saúde em grande quantidade, sem exercícios físicos), o motor fica sobrecarregado, não consegue funcionar bem como antes, e começa a falhar. Assim acontece com o nosso corpo.

        O palestrante falou também sobre a Síndrome Metabólica, que abrange pessoas que possuam taxas diferentes em três dos seis parâmetros que a determinam:

1)    Colesterol HDL < 40 (homens) < 50 (mulheres);

2)    Obesidade – circunferência do abdome 105 cm (homem) e 95 cm (mulher);

3)    Hipertensão arterial de 13/9

4)    Intolerância à glicose – entre 100 e 120 mg/dl

5)    Triglicerides - > 150

6)    Micro Albuminúria

A palestra foi encerrada com uma pergunta: “Quem são os vilões e os aliados do controle do peso? E a resposta: SOMOS NÓS MESMOS.

 

Comunicação Social TJSP – RP (texto) / DG e RL (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP