Desembargadora Jonize Sacchi de Oliveira toma posse no TJSP

            O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou hoje (21) cerimônia de posse da desembargadora Jonize Sacchi de Oliveira, nomeada pelo critério do Quinto Constitucional – Classe Ministério Público. “A senda que eu trilhei no Ministério Público paulista, a quem devo minha formação profissional, o amor ao trabalho em prol da coletividade e o congraçamento com estimadíssimos colegas, continuará a ser trilhada nesta Augusta Corte”, afirmou em seu discurso.

            A solenidade aconteceu no Salão do Júri do Palácio da Justiça. O vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, foi orador em nome da Corte e deu as boas-vindas à magistrada. “A chegada da desembargadora Jonize ao Tribunal de Justiça mostra, sem dúvida, a credibilidade da instituição e sua saudável renovação contínua”, destacou. “No momento em que tanto se fala de crise, de descrédito, de corrupção, uma digna procuradora de Justiça, após alcançar o posto mais alto de sua carreira, com sua vida pessoal, familiar e profissional estabilizada, apresenta-se para compor o Tribunal, o que nos enche de alegria e esperança.”

            O subprocurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, José Antonio Franco da Silva, falou em nome do MP e do procurador-geral de Justiça. Salientou que a designação da nova magistrada é motivo de orgulho para todos os promotores e procuradores. “Ela comprovou reunir com sobras todos os predicados morais, sociais, profissionais e éticos para envergar a toga”, disse. “É uma pessoa à altura da grandeza e da nobreza desse Tribunal.”

           Jonize Sacchi de Oliveira lembrou que chega à Magistratura no momento em que a sociedade brasileira cada vez menos aceita injustiças e malfeitos. Determinada, declarou: “Tenham os senhores a certeza de que atuarei com denodo, retidão, transparência e imparcialidade, buscando colaborar com meus pares no cumprimento da nobre missão de consolidar o Estado Democrático de Direito e fomentar a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, por meio de uma efetiva prestação jurisdicional”.

            O presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, pronunciou-se ao final da cerimônia. Ele, que foi promotor de Justiça por quatro anos antes de ingressar na Magistratura, reafirmou sua estima e admiração pelos integrantes do MP. Quanto à empossada, ressaltou seus 30 anos de carreira, “forjados com muita inspiração, algumas lágrimas, inevitavelmente, e trabalho árduo e profícuo”. Para o presidente, “Jonize tem talento, capacidade, firmeza e sensibilidade que irão acrescentar muito ao nosso Tribunal”.

            Também prestigiaram a cerimônia o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Luiz Antonio de Godoy; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Renato de Salles Abreu Filho; presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado estadual Fernando Capez; o presidente do TJSP no biênio 2006/2007, desembargador Celso Luiz Limongi; o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz Clóvis Santinon; o vice-presidente do TJSP no biênio 2012/2013, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini; o vice-presidente do TJSP no biênio 2014/2015, desembargador Eros Piceli; a desembargadora federal do TRF-3, Marli Ferreira, representando a presidente da Corte; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Antonio Carlos Villen; o presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal (ABDCrim) e presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da PUC-SP, desembargador Marco Antonio Marques da Silva; o diretor da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa; o desembargador Virgílio de Oliveira Júnior, marido da desembargadora Jonize; o corregedor-geral do Ministério Público, Paulo  Afonso Garrido de Paula; o conselheiro federal da OAB São Paulo e presidente de honra da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, Luiz Flávio Borges D’Urso, representando o presidente da Ordem; o conselheiro da Associação dos Advogados de São Paulo, Rogério de Menezes Corigliano, representando o presidente; o decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; demais desembargadores, juízes, membros do MP, defensores públicos, autoridades civis e militares, advogados, familiares e servidores da Justiça.

 

            Currículo – nascida em fevereiro de 1962 na cidade de São Paulo (SP), estudou na Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, turma de 1984. Tornou-se promotora de Justiça no Ministério Público do Estado de São Paulo em 1986. Nas décadas seguintes atuou em diversas comarcas pelo interior do Estado e também na Capital, chegando ao posto de procuradora de Justiça em 2014. Passou a integrar os quadros do TJSP pelo critério do Quinto Constitucional – classe Ministério Público, por decreto de fevereiro de 2016.

            Mais fotos no Flickr.

 

Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

Discurso

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP