Presidente faz palestra em faculdade de Direito de Bragança Paulista

Paulo Dimas falou sobre eficiência no TJSP.

 

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, falou ontem (18) sobre o tema “Os Desafios da Eficiência no TJSP” em aula magna na Universidade São Francisco (USF), em Bragança Paulista, para plateia formada por magistrados, operadores do Direito, professores e estudantes. O evento marcou o encerramento das comemorações pelos 50 anos de instalação do Curso de Direito da instituição.

        O reitor da USF, Joel Alves de Sousa Júnior, ressaltou a importância do Judiciário no atual panorama de crise política. “Um dos Poderes da República que tem importância fundamental na condução da nação, Poder que tem a idoneidade e a condição de nos ajudar a passar por esses momentos difíceis”, afirmou.

        O diretor-presidente da Casa Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana e coordenador do curso de extensão da USF, frei Thiago Alexandre Hayakawa, destacou que “a paz é fruto da justiça”. “O verdadeiro desenvolvimento é a passagem de condições menos humanas para mais humanas”, continuou. O coordenador do curso de Direito do Campus Bragança Paulista da USF, Vôlney Zamenhof de Oliveira Silva, agradeceu a presença do presidente do TJSP.

        Paulo Dimas lembrou que o Judiciário é cada vez mais requisitado, com o Tribunal paulista sendo responsável por uma carga de mais de 20 milhões de processos. Dessa forma, o desafio de prestar jurisdição eficientemente, ou seja, “da melhor forma possível e com o menor custo”, é bastante árduo.

        Falou aos jovens sobre o trabalho do juiz, usando como exemplo sua própria trajetória e as mudanças que testemunhou ao longo dos anos. Atualmente, afirmou, o magistrado precisa ser um verdadeiro gestor das unidades judiciais. “É preciso desempenhar bem as funções administrativas para que a função jurisdicional se desenvolva com maior eficiência”, declarou.

        O presidente apresentou o Relatório de Gestão do exercício de 2016, ano em que a Corte bateu recordes de produtividade. Informou que o TJSP possui 211 projetos em andamento, sendo 73 somente na área de tecnologia. Para demonstrar a abrangência das questões que precisam ser abordadas por uma instituição do porte do TJSP, o presidente falou um pouco mais sobre algumas dessas iniciativas: TJ Eficiente (produtividade), TJ Sustentável (proteção do meio ambiente), Justiça Bandeirante (capacitação e treinamento), Empresa Amiga da Justiça (redução da judicialização excessiva), e outros.

        Por fim, Paulo Dimas incentivou os estudantes a trabalharem em prol de seus objetivos com otimismo e perseverança. “Que os senhores realizem seus sonhos, que em suas carreiras possam influenciar os rumos para um País mais ético”, finalizou.

        Também participaram do evento o coordenador da 6ª Circunscrição Judiciária – Bragança Paulista, desembargador Miguel Angelo Brandi Júnior; os desembargadores Sebastião Flávio da Silva Filho e José Jarbas de Aguiar Gomes; o secretário municipal de Assuntos Jurídicos de Bragança Paulista, Tiago Lopes, representando o prefeito; o juiz diretor do fórum de Bragança Paulista, Laércio José Mendes Ferreira Filho; o juiz diretor do fórum de Atibaia, José Augusto Nardy Marzagão; os juízes da Comarca de Bragança Paulista Ana Paula Schleiffer Livreri, André Gonçalves Souza, Carlos Henrique Scala de Almeida, Frederico Lopes Azevedo e Nicole de Almeida Campos Leite Colombini; e o ex-prefeito de Bragança Paulista João Afonso Sólis.

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP