TJSP promove palestra sobre memorização e concentração

Palestrante deu dicas sobre memorização.

 

        A Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, com organização da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS) e apoio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), promoveu hoje (23) a palestra Técnicas de memorização e concentração para o trabalho, com Renato Alves, bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de Marilia, pós-graduado em Gestão Empresarial pelo Imbraque e graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília. Ele foi o primeiro brasileiro a receber homologação oficial de melhor memória do Brasil pelo Guinness Book.

        O evento reuniu mais de 200 servidores e magistrados no Fórum João Mendes Júnior e foi transmitido para outros 1.192 participantes. O juiz assessor da Presidência Sylvio Ribeiro de Souza Neto deu início ao encontro e agradeceu o convidado pela presença. “Depois desse encontro não teremos mais lapsos de memória, estaremos mais focados na nossa atividade profissional e teremos mais tempo para o lazer e para o descanso”, afirmou.

        Renato Alves disse que as pessoas estão cada vez mais esquecidas e que a memorização está relacionada com nossa capacidade de concentração. “Tudo o que fazemos só é possível graças à memória. Não se deve perguntar se o filho estudou, mas sim se sabe como estudar. Não é somente ler, é preciso métodos de memorização. Temos medo de perder a memória. Quanto mais vivemos no mundo da tecnologia, mais pessoas reclamam de esquecimento, porém, o que é demonstrado é que existe memória extraordinária dentro de nós, é somente uma questão de utilizar com inteligência”, disse.                                             

        O convidado também realizou testes de memorização com a plateia e deu dicas valiosas para reforçá-la. “Devemos pensar a memória como um jardim amplo e bonito, e que somos o jardineiro com a função de plantar boas sementes. O esquecimento é uma semente mal plantada”, apontou.

        Ao encerrar a palestra, Renato Alves induziu os presentes a usar a memória da melhor forma possível. “Mantenha-se vivo em sala de aula, pergunte, tire dúvidas, acompanhe o raciocínio do professor, faça anotações, explique o que aprendeu. Use a memória com inteligência. A atenção é seletiva e sustentável, a concentração é uma escolha que você sustenta. A concentração move montanhas, independente do local. Organize o conteúdo, para memória basta uma pista. Com essas técnicas você vai se sentir o cara, vai amar o que estuda. Para mim será uma grata satisfação, se amanhã vocês se lembrarem de tudo.”

        Ao final, o palestrante recebeu do juiz assessor da Presidência Sylvio Ribeiro de Souza Neto certificado de participação.

 

        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP