Fasp realiza júri simulado no Palácio da Justiça

Alunos e professores participaram da atividade.

 

        Na manhã de sexta-feira (26), alunos e professores da Faculdade de São Paulo – Centro Velho (Fasp), mantida pelo Grupo Educacional Uniesp, lotaram o Salão do Júri do Palácio da Justiça para realização de júri simulado.

        Os estudantes julgaram caso oriundo de um processo real, envolvendo uma briga de faca entre marido e mulher que resultou na morte da esposa, porém nomes e locais foram alterados para manter a identidade das partes em sigilo. Os defensores alegaram legítima defesa, tendo em vista que o marido também foi ferido, vítima de perfuração no pulmão. Os promotores insistiram em evidenciar o caráter violento do homem e o motivo torpe do crime, ocasionado por ciúme infundado. O réu foi condenado a dezesseis anos de reclusão, em regime inicial fechado.

        O professor de Direito Penal e Direito Processual Penal da Fasp, Wagner Cavalcante dos Santos, atuou como juiz e, durante o julgamento simulado, fez várias interrupções para explicar aos alunos o mecanismo de funcionamento e os requisitos legais a serem obedecidos durante o júri. “Realizar este evento neste Tribunal do Júri é inigualável. Tudo saiu melhor do que o esperado, os alunos estavam comprometidos e desempenharam um excelente papel. Aliás, o interesse de todos os alunos em assistir ao evento foi tão grande que foi necessário promover sorteio para as vagas disponíveis”, disse.

        A coordenadora do Curso de Direito, Daniela Cristina de Oliveira, que também coordenou o júri simulado, agradeceu a Presidência do Tribunal pela acolhida e autorização para realização da atividade nas dependências do Palácio da Justiça. Ela conta que foi a primeira vez que a faculdade realizou um júri simulado no TJSP. “Foi uma experiência maravilhosa, desde a organização, passando pelo apoio dado pelos funcionários do Tribunal, resultando numa atividade de grande cunho educacional, de conhecimento técnico, de forma que os alunos puderam vivenciar na prática, mesmo que de modo simulado, aquilo que aprendem no curso.”

        As visitas monitoradas e os júris simulados no Tribunal de Justiça de São Paulo são agendados pela Diretoria de Relações Institucionais, pelo telefone (11) 3117-2596.

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / KS e DG (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP