Judiciário participa de solenidade no Cejusc Municipal de São Paulo

Unidade é formada por conciliadores que integram a GCM.

 

        Magistrados e funcionários do Tribunal de Justiça de São Paulo integrantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) participaram hoje (5) de solenidade comemorativa do primeiro ano de atividades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Prefeitura do Município de São Paulo (Cejusc Municipal), realizada em sua sede, no Centro da Capital. Os conciliadores que atuam no local integram a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM).

        Estiveram presentes o coordenador do Nupemec, desembargador José Carlos Ferreira Alves; o coordenador do Cejusc de Segunda Instância, desembargador Tasso Duarte de Melo; o coordenador do Cejusc Central, juiz Ricardo Pereira Júnior; e a coordenadora administrativa do Nupemec, Maria Cristina Coluna Fragas Leal. 

        O evento foi organizado pela Procuradoria Geral do Município (PGM) e pelas Secretarias Municipais de Justiça (SMJ-SP) e de Segurança Urbana (SMSU-SP). Ao abrir a solenidade, o procurador do Município de São Paulo, Mauricio Tonin, ressaltou que a principal finalidade era homenagear seus conciliadores. “Os efeitos do trabalho realizado pelo Cejusc Municipal são notórios. São alcançados 90% de acordos nas seções de conciliação aqui realizadas. A maioria dos casos tratados é referente a questões de família.”

        O desembargador Ferreira Alves cumprimentou e enalteceu o trabalho realizado pelos funcionários do Nupemec e do Cejusc Central. “Todas as minhas palavras são de incentivo para que o desempenho continue, que a parceria entre a Prefeitura e o Judiciário cresça, a fim da instalação de novos Cejuscs.”

       Tasso Duarte de Melo disse que as questões somente devem chegar ao Judiciário como último recurso. “O ideal é que a sociedade se organize para criar suas próprias soluções de conflitos.” O juiz Ricardo Pereira Júnior ressaltou que o Cejusc Municipal foi muito bem sucedido, pois, em pouco tempo, produziu ótimos resultados. “Pretendemos espalhar essa experiência para outras áreas da cidade, mantendo o mesmo nível de qualidade dos serviços aqui alcançados.”

        Também discursaram os secretários municipais Anderson Pomini (Justiça) e Coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira (Segurança Urbana); o defensor público Alvimar Virgílio de Almeida; a procuradora-geral do Município em exercício, Marina Magro Beringhs Martinez; e a gestora do Cejusc Municipal, Talita Silverio.

        No final do evento, foi prestada homenagem aos conciliadores que trabalham no Cejusc Municipal. Prestigiaram a solenidade promotores de Justiça, defensores públicos, autoridades civis, advogados e conciliadores.

        O posto do Cejusc Municipal funciona na Avenida Liberdade, 103 – térreo. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (11) 3397-7017.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP