Museu do Tribunal exibe curta-metragem sobre Revolução de 32

Evento integra exposição ‘Guerra dos Paulistas: uma visão contemporânea’.

 

            O Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo exibiu na sexta-feira (21) o curta-metragem “SP32”, que dramatiza os fatos reais da Revolução Constitucionalista de 32. O evento faz parte das atividades da exposição "Guerra dos Paulistas: uma visão contemporânea", que marca o 85º aniversário do conflito armado. A mostra acontece em parceria com o Núcleo MMDC Academia de Cultura - "PRO MMDC FIANT EXIMIA", da Sociedade Veteranos de 32.

            Segundo o coordenador do Museu, Bruno Bettine de Almeida, “além de expor o acervo histórico, a exposição tem como foco a produção contemporânea de artistas e historiadores que mantêm viva a memória”. A exposição é aberta ao público e tem entrada gratuita. “É necessário instigar a curiosidade e compartilhar a importância do cultivo da história”, afirmou Camila Giudice, presidente do Núcleo MMDC Academia de Cultura.

            Antes da exibição do curta, o servidor do TJSP e músico Aldo Scaglione recebeu os convidados com uma apresentação de guitarra. Para contextualizar, o presidente da Sociedade Veteranos de 32, coronel PM Mário Fonseca Ventura, falou sobre o levante. “Os voluntários foram para a Revolução com o objetivo de fazer um País melhor”, disse. “Temos que nos inspirar e deixar um legado de que nossos netos e bisnetos possam se orgulhar”. O diretor do curta, Cássio Martin, afirmou que seu intuito é levar às novas gerações o “espírito de ser paulista”.

            O evento também contou com a declamação do poema “Nossa Bandeira”, de Guilherme de Almeida, feita pelo poeta José Jantalia. Também participaram das atividades o presidente do Núcleo MMMDC Atibaia, Hernanny Gutierres, e o presidente do Núcleo MMDC Norte, Marcelo Covatz.

A exposição traz em destaque peças inéditas recém-doadas pelo poeta Paulo Bomfim ao museu, bem como materiais de colecionadores, artistas e colaboradores.

 

            Serviço

            Exposição "Guerra dos Paulistas – uma visão contemporânea"

           Endereço: Museu do Tribunal de Justiça – Palacete Conde de Sarzedas (Rua Conde de Sarzedas, 100)

            Quando: de 21 de julho a 4 de agosto

            Visitas: 2ª a 6ª, das 11 às 17 horas – entrada gratuita

             Mais fotos no Flickr.

Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP