Dez Unidades de Processamento Judiciais serão instaladas em 2017

Expansão do Cartório do Futuro.

 

        As Unidades de Processamento Judicial (UPJs), conhecidas como Cartório do Futuro, foram criadas em 2014 pelo Tribunal de Justiça de São Paulo para adequar as varas à realidade de trabalho resultante do processo digital. O novo modelo unifica três ou mais ofícios de mesma competência para processamento e cumprimento das determinações judiciais.

        Até o ano passado existiam quatro unidades no Estado (duas no Fórum João Mendes Júnior e duas no Foro Regional de Santo Amaro). Até o final de 2017 serão mais dez, replicando a experiência exitosa. Três delas já foram inauguradas – Foro Regional do Jabaquara (na Capital), Sorocaba e Bauru. As próximas serão no Fórum João Mendes, nas varas especiais da Infância de São Paulo e nas comarcas de Araçatuba, Campinas, Presidente Prudente, Santos e São José dos Campos.

        Os principais ganhos da UPJ são o aprimoramento da gestão de pessoas e processos de trabalho (aplicando padronização), a melhor utilização do espaço físico e a otimização dos recursos humanos e financeiros. As estatísticas comprovam os excelentes resultados. O primeiro Cartório do Futuro – UPJ I do Fórum João Mendes Júnior (41ª a 45ª varas cíveis) – apresentou aumento de 47% na produção de despachos, minutas e sentenças, 60% nos atos ordenatórios e 51% nas cartas.

        O aumento de produtividade produz reflexos no tempo médio de tramitação dos processos: estudos da Secretaria de Primeira Instância indicam diminuição de até 28% desde a data da distribuição até a sentença, mesmo com quadro funcional menor em comparação às varas do modelo tradicional. O custo é outra grande vantagem: na UPJ do Jabaquara foi possível a instalação da 6ª Vara Cível, aproveitando-se a mesma estrutura do cartório.

        No modelo das UPJs as varas permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem reforço no quadro funcional, com equipe dedicada à realização de atividades do processamento digital, dentre outras. Nas UPJs cíveis, as salas de audiência são compartilhadas entre as varas que compõem a unidade, otimizando o uso do espaço físico.

        Na solenidade de instalação da primeira UPJ do interior, em Sorocaba, no mês passado, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Dimas, falou sobre seu entusiasmo pelos benefícios do Cartório do Futuro. “É um projeto que visa modernizar o Judiciário, aplicando um padrão de racionalização às atividades das unidades judiciais. Depois de tantos anos de Magistratura, mantenho o sonho de um Poder Judiciário cada vez mais forte e efetivo”, disse na ocasião.

 

        N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 26/7/17. 

 

        Comunicação Social TJSP – DA (texto) / AC e KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP