Funcionários da antiga Febem são condenados por tortura

Vítimas eram internos da unidade Vila Maria.

 

 

        A 26ª Vara Criminal da Capital condenou dez funcionários da unidade do Complexo Vila Maria da Febem (Fundação do Bem-Estar do Menor – hoje Fundação Casa) a dez anos e seis meses de reclusão, em regime inicial fechado, em razão de tortura praticada contra mais de cem adolescentes internados na unidade, em janeiro de 2015. Outros dois funcionários foram condenados a um ano e seis meses de detenção, em regime inicial aberto, pelo crime de omissão. Os demais denunciados foram absolvidos.

        Na sentença, o juiz Fernando Cesar Carrati destacou que as vítimas apresentaram, tanto ao Ministério Público, quanto em juízo e na fase administrativa, relatos coerentes e coincidentes em relação à dinâmica dos fatos, o que lhes confere credibilidade “de tal forma que, amparados pelos demais elementos de convicção, em especial a prova pericial e fotográfica, comprovam a configuração do crime de tortura”.

        O magistrado ressaltou ainda o entendimento jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal, segundo o qual “o delito de tortura – por comportar formas múltiplas de execução – caracteriza-se pela inflição de tormentos e suplícios que exasperam, na dimensão física, moral ou psíquica em que se projetam os seus efeitos, o sofrimento da vítima por atos de desnecessária, abusiva e inaceitável crueldade”. Os réus poderão recorrer em liberdade.

        Processo nº 0006123-88.2005.8.26.0050

 

 

        Comunicação Social TJSP – RP (texto) / AC (foto)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP