Prêmio Fundação Bunge divulga contemplados de 2017

Reunião do Grande Júri aconteceu no Palácio da Justiça.

 

        Em sua 62ª edição, o Prêmio Fundação Bunge anunciou na manhã de hoje (11) os contemplados de 2017. A reunião, que contou com a participação do presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, foi realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça. “É uma grande alegria para o nosso Tribunal sediar o Prêmio Fundação Bunge 2017”, disse Paulo Dimas na abertura do encontro.

        Na área de Ciências Agrárias, no tema Desafios globais da sustentabilidade do agronegócio brasileiro, o homenageado na categoria “Vida e Obra” foi Alysson Paolinelli. Mineiro, de 81 anos, e formado em Agronomia, ele foi professor e diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (UFLA). Entre seus trabalhos, tem como destaque a implantação da plataforma CT&I – Ciência, Tecnologia e Inovação –viabilizando o treinamento no exterior de mais de 1.500 pesquisadores com a missão de aplicar o que aprenderam nos biomas brasileiros.

        Na categoria “Juventude”, Marcelo Loureiro Garcia foi reconhecido pelos estudos ligados ao tratamento de rejeitos diversos e o reúso de águas, com aplicação de métodos que proporcionem redução de impactos ambientais e recuperação de matéria e energia. Nascido em Piracicaba, no interior de São Paulo, Marcelo é professor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" de Rio Claro (Unesp – Rio Claro) e graduado em Engenharia Civil, com mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento, ambos pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP).

        Na área de Ciências Humanas e Sociais, que neste ano tem como tema As transformações do Direito brasileiro e seus impactos na Teoria Geral do Direito, Cláudia Lima Marques foi a contemplada na categoria “Vida e Obra”. Gaúcha, de 53 anos, ela possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e larga experiência em Direito do Consumidor, Mercosul, Direito Privado, proteção dos vulneráveis e Direito Internacional Público e Privado.

        Já na categoria “Juventude”, Ivar Alberto Martins Hartmann foi agraciado pelos trabalhos voltados à interação entre Direito, Matemática e Estatística e por contribuir para o avanço do conhecimento nos processos decisórios das instituições jurídicas e no ensino jurídico. Ivar é nascido em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, tem apenas 32 anos e é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

        Os contemplados são escolhidos durante a reunião do Grande Júri, formado por reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais de renome. Para a categoria “Vida e Obra” são escolhidos profissionais pelo conjunto de seus trabalhos e na “Juventude”, jovens de até 35 anos que se destacam em seus campos de atuação. A cerimônia de premiação será realizada em 27 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os contemplados receberão prêmios de R$ 150 mil e medalha de ouro (categoria Vida e Obra) e R$ 60 mil e medalha de prata (categoria Juventude).

        O Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955 com objetivo de incentivar o desenvolvimento das ciências e cultura no Brasil, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos. Desde sua criação, cerca de 190 personalidades já foram premiadas, dentre as quais Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Ruth Rocha, Carlos Chagas Filho, Adriana Lisboa e Fernando Abrucio.

        A indicação dos nomes é feita diretamente pelas intuições acadêmicas, científicas e culturais e em nenhum momento do processo de premiação são divulgados os nomes dos indicados. Apenas os contemplados de cada área são conhecidos no final do processo. Esse sigilo assegura a independência do Prêmio e a indicação dos melhores em cada área, segundo o aval dos reconhecidos especialistas integrantes das comissões e júri. Por isso, não há concorrentes, nem perdedores. O prêmio destaca a inovação incorporada nos projetos, que acabam beneficiando a sociedade brasileira e até outros países, que podem adotar iniciativas bem-sucedidas aqui e que servem para outras sociedades.

 

        *Com informações da Fundação Bunge.

 

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / AC (foto)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP