Programa “Empresa Amiga da Justiça” recebe mais adesões

Companhias serão parceiras do TJSP ao reduzir judicialização.

 

        O Instituto Reclame Aqui, o Portal Terra, o Grupo Bayer (Bayer e Schering Farmacêutica) e a Amil Assistência Médica juntaram-se hoje (24) ao programa “Empresa Amiga da Justiça”, do Tribunal de Justiça de São Paulo. O objetivo é incentivar a iniciativa privada a explorar métodos alternativos de solução de conflitos, como a conciliação e a mediação, e aprimorar seus serviços de atendimento ao consumidor.

        O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJSP (Nupemec), desembargador José Carlos Ferreira Alves, falou sobre sua alegria em receber oficialmente as empresas no programa e destacou o papel do Reclame Aqui na fiscalização do cumprimento das metas e indicação de novas empresas para futuras parcerias. As novas participantes do programa comprometem-se com um percentual de redução de novas ações no período de um ano e a diminuir ou manter seus estoques de processos.

        Grupo Bayer: redução de 3% dos processos em andamento

        Amil Assistência Médica: redução de 5% nos processos em andamento e na quantidade de novas ações

        Terra Networks Brasil: manutenção do número de processos em andamento e novas ações

        “Aqui é uma casa da cidadania, um espaço onde as pessoas de bem podem vir nos ajudar a construir soluções para o aprimoramento da Justiça”, afirmou o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. “Só avançaremos se tivermos a colaboração da sociedade civil. Estamos expandindo uma nova cultura de pacificação social e resolução consensual de litígios”, declarou o presidente.

        Também prestigiaram a assinatura das adesões o ex-presidente do Nupemec desembargador José Roberto Neves Amorim; o juiz integrante do Nupemec Ricardo Pereira Júnior; os representantes do Terra Networks Breno Rodrigo Pacheco de Oliveira (vice-presidente),  Fernanda Chaguri (diretora jurídica) e Vitor Moraes de Andrade (advogado); os representantes da Schering Gustavo Penteado Siqueira (chefe de compliance) e Rafael Cury Dantas (diretor jurídico); os representantes do Reclame Aqui José Maurício Vargas Lopes (presidente), Carlos Armando Stumpo (co-CEO do O Mediador) e o diretor de operações do O Mediador; os representantes da Amil Maria Alice Lima Peralta (diretora jurídica nacional), Eduardo Sampaio Gil (diretoria jurídica) Gustavo Zacharias Ribeiro (diretor de Assuntos Corporativos) e Danielle Fernandes da Fonseca (gerente jurídica); a servidora coordenadora do Nupemec, Maria Cristina Coluna Fraguas Leal; funcionários das empresas e do TJSP.

 

        Empresa Amiga da Justiça

        É uma política pública judiciária orientada a estabelecer uma nova forma de o TJSP se relacionar com as instituições. As empresas aderem voluntariamente à iniciativa e assumem compromissos de diminuir o número de novas processos e/ou estoques. Os parceiros recebem a certificação “Parceira do Programa Empresa Amiga da Justiça” – um selo estilizado que pode ser usado em campanhas publicitárias, informes aos acionistas e publicações das empresas. No fim de cada ano, em cerimônia pública, o TJSP entrega o “Prêmio Empresa Amiga da Justiça” para a companhia com melhor desempenho em cada setor de atividade.

        Atualmente participam do projeto Banco do Brasil, Banco Volkswagen, Banco Votorantim, BNP Paribas, Bradesco, CPFL Energia, Crefisa, Febraban, Grupo Segurador BB e Mapfre, HSBC, Itaú, Sabesp, TAM Linhas Aéreas, Mercado Livre, Santander, Secovi-SP, Abrainc, Abrarec, SindusCon-SP, Walmart, Ajinomoto, Localiza Rent a Car, Banco GMAC, Nextel e a administradora de condomínios GK.

 

         Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS (fotos)

         imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP